5 principais problemas odontológicos que todo cão tem

problemas odontológicos que todo cão tem

De acordo com a Drª Mariana Lage, 85% dos pets têm problemas odontológicos devido a bactérias que se instalam na cavidade bucal. A falta de escovação e cuidado com os dentes do bichinho é a principal causa disso. E uma vez que a saúde bucal foi comprometida, a saúde geral também será, já que estará mais disposto a contaminação de bactérias.

O principal indício para identificar essas doenças no seu cão é o surgimento do “bafo”. Muitas vezes acreditamos ser do próprio do cachorro e damos algum produto para desmascarar o cheiro mas, isso é um erro. O problema pode ser muito mais sério e precisa de acompanhamento desde cedo.

Portanto, procurar ajuda de um especialista para o seu bichinho é importante. Separamos aqui para você os principais problemas odontológicos que todo cão tem para que cuide dele corretamente.

 

Placa bacteriana

 

A placa é causada por bactérias que se aderem a superfície dos dentes junto com resquícios de saliva. Essas bactérias se alojam no sulco gengival (espaço entre o dente e a gengiva), onde a limpeza só com a língua e saliva do animal não as retiram. Podendo causar a destruição da gengiva e dos ossos por baixo dela. Para evitar essas placas o recomendado é escovar os dentes de seu cãozinho.

Atenção: nunca use pasta de dentes de uso humano. Elas contêm substâncias que podem fazer mal ao estômago do seu bichinho.

 

Tártaro

 

Também conhecidos como cálculo dentário, o tártaro é causado pela calcificação da placa nos dentes. Eles podem ser amarelos, marrons ou esverdeados. E com sua superfície irregular acaba tendo o acúmulo de mais placa no local, causando outros problemas odontológicos. O tratamento é feito com a raspagem dos dentes para eliminação.

Doença Periodontal

 

A principal causa da doença é a placa bacteriana. Se não for tratada com o devido cuidado a placa evolui para uma gengivite e depois para a doença periodontal. Infelizmente é uma doença sem cura, que afeta não só a gengiva, mas também os ligamentos que seguram os dentes e os ossos por baixo deles.

Os sintomas são: inchaço da gengiva, vermelhidão, dor e até sangramento. Com isso, o animal pode parar de comer adequadamente e se tornar agressivo. Não sendo só isso, o sangramento e feridas facilita a entrada de outras bactérias que podem entrar na corrente sanguínea. E assim que está no sangue, pode chegar aos rins, fígados e coração.

Como mencionado, essa doença não tem cura mas, tem o tratamento. É feito um acompanhamento com o médico para saber o cuidado necessário. Além da raspagem, pode ser necessário corrigir cirurgicamente partes da gengiva ou ligamentos. Muitas vezes alguns dentes precisam ser arrancados mas, não se preocupe, o seu cãozinho irá se adaptar.

Endodontia

 

É um procedimento feito quando existe problemas odontológicos no sistema endodôntico do cão. Causado por fraturas nos dentes quando o bichinho está mastigando um osso, brincando com outro cachorro ou quando se chocam contra algo. Essa fratura exposta, pode acarretar no acúmulo de bactérias, infeccionando a área.

O tratamento mais comum é a terapia do canal da raiz, que envolve a remoção do tecido contaminado e a limpeza na área. Então, o local é preenchido com material estéril para evitar a aparição de novas bactérias.

 

Tumor Bucal

 

Um cão pode desenvolver câncer em muitas partes do corpo e uma delas é a boca. O animal começa a apresentar, dores de dente, incomodo na mastigação, sangramentos na gengiva, salivação excessiva, inchaço no pescoço, boca ou face e perda de peso por não conseguir comer.

O diagnóstico deve ser feito por um médico especialista e terá que fazer exames como radiografia, biópsia e tomografia, examinando se algum osso ou outra parte do corpo foi comprometida. Na maioria dos casos um tratamento cirúrgico é recomendado e o médico irá definir o procedimento do pós e pré operatório.

Evitando os problemas odontológicos que todo cão tem

 

A principal recomendação é a escovação dos dentes do seu pet. Eles precisam ser escovados no mínimo 3 vezes na semana para prevenir os problemas. E sempre que puder, leve-o na clínica veterinária. Examinar não só a boca como todo o corpo do animal é muito importante para a saúde dele.

 

Fique por dentro das informações e dicas sobre o mundo incrível dos animais. Siga-nos nas redes sociais

https://www.facebook.com/clinicacarinhodebicho/

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes