CARINHO DE BICHO — Hospital Veterinário 24 horas

Olhares do gato: quais são e como cuidar?

olhares do gato

Gatos fazem parte da história da humanidade há cerca de 9.500 anos. Mesmo depois de tanto tempo, os olhares do gato ainda são um mistério. Eles utilizam do olhar para a comunicação, mas diferentemente de nós que podemos falar o que sentimos, os olhares felinos podem ter sempre duas ou mais interpretações.

Suas pupilas se dilatam ou se contraem ao decorrer do dia como as mudanças de humor das pessoas.

Outra forma de comunicação são os piscar de olhos dos gatos, faça um pequeno experimento com seu bichano, sente do seu lado quando ele estiver relaxado. Depois disso pestaneje lentamente, o animal fará o mesmo e isso significa um “Oi, eu gosto de você”.

Depois dessa pequena introdução vamos listar algumas atitudes que seu gato pode ter com os olhos e o que elas significam na linguagem felina.

 

  • Pupilas Dilatadas
  • Pupilas Retraídas
  • Piscar os olhos lentamente
  • Fechando os olhos
  • Como cuidar dos olhinhos
    • Passo 1
    • Passo 2
    • Passo 3
  • Conclusão

 

 

Pupilas Dilatadas

 

Quando ela está totalmente dilatada significa que seu gato está animado querendo brincar ou surpreso com algo. Já quando estão parcialmente dilatadas são sentimentos completamente opostos: agressão ou medo.

 

Pupilas Retraídas

 

O gato em sua natureza de felino é um caçador. Quando seus olhos estão de uma maneira retraída significa tensão e/ou agressividade. Possivelmente de uma caça na qual ele está participando (fique atento a pragas na sua casa como ratos, lagartixas etc).

Piscar os olhos lentamente

 

Animais possuem uma linguagem própria, muitos se comunicam apenas com sons, movimentos etc. Diferente maneiras de demonstrar carinhos e sentimentos. No mundo dos felinos, os olhares do gato, além dos miados são sua comunicação.

Então quando seu bichano está piscando lentamente é uma forma de cumprimento. Esse gesto é como “ Beijo de Gato “ significando confiança.

 

 

Fechando os olhos

 

Como qualquer ser existente na terra o ato de fechar os olhos significa calma, tranquilidade juntamente com sono. Então nesse momento, deixe seu animalzinho descansar para quando acordar brincar bastante.

Como cuidar dos olhinhos

 

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os possíveis olhares do gato, está na hora de aprender a cuidá-lo. Como todo animalzinho, o recomendado é sempre levá-lo ao veterinário e fazer um check-up para cuidar de sua saúde. Mas, além disso, é necessário ter os cuidados em casa para sempre manter seus olhos limpos e longe de doenças.

Os materiais necessários para sua limpeza são:

  • Gaze ou algodão
  • Soro fisiológico
  • Toalha
  • Pano
  • Petiscos

 

Depois de pegar os materiais, vamos as instruções

Passo 1

Pegue seu gatinho e coloque-o no seu colo de uma forma confortável. Enrole-o gentilmente na toalha para que durante a limpeza ele não passe a patinha nos olhos ou te arranha. Atenção: caso ele não pare quieto não force nada, ele pode ficar assustado e irritado.

 

Passo 2

Pegue a gaze e coloque o soro nela, deixando bem úmido, mas sem encharcar. Passe a gaze por toda área dos olhos sem passar no olho em si, isso pode causar dores ao seu pet. Depois de passar em um olho, jogue fora a gaze e pegue outra para o próximo olho.

 

Passo 3

Terminada a limpeza, passe o pano limpo para secar os olhinhos. Solte-o e dê os petiscos como uma forma de recompensa. Dessa forma, ele sabe que mesmo incomodando no final valerá a pena.

 

Conclusão

 

Perceber o que os animais sentem não é fácil, o ato de não falar fazem ter diversas interpretações sobre suas atitudes. Então observe os olhares do gato. E claro, sua saúde em dia, quanto mais saúde mais anos de vida o pequeno predador tem!

Gostou das dicas? Comenta com a gente como seu gatinho está, e como estão seus olhos. Ficaremos felizes em ajudar e se precisar atendê-lo.

Compartilhe com os amigos donos de gato e até a próxima.

 

Fique por dentro das dicas sobre o mundo incrível dos animais. Siga-nos nas redes sociais

https://www.facebook.com/clinicacarinhodebicho/

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Entre em contato!