Nossas amiguinhas também precisam de cuidados especiais. O pré-natal para pets é fundamental
Tem gatas ou cadelas em casa? Com certeza já passou pela cabeça como seriam fofinhos os filhotes das suas pets.
Mas não pense que os cuidados com a gestação dos animais são diferentes dos nossos: muito mimo, ração diferenciada, exames pré-natais e ultrassom.
Tudo que para que o momento do parto seja tranquilo e sua pet fique muito bem para curtir os filhotes.
Os cuidados com o pré-natal começam antes de programar a cruza dos animais. Verificar se as vacinas estão em dia, vermifugar. Exames de sangue para checar possíveis doenças e tudo pronto!
- A gestação
- Cuidados
- Parto
- Pós-parto
A gestação
A duração da gestação de cadelas é de 58 a 64 dias e de gatas de 60 a 65 dias em média. Nesse período elas ficam mais manhosas, buscando carinho, um pouco mais lentas que o normal.
Também pudera, não estão gestando um ou dois filhotes, mas vários! E isso exige muito do organismo das pets.
A confirmação da gestação pode ser feita 20 ou 30 dias após o cruzamento, quando é possível fazer uma ultrassonografia abdominal para ver a saúde da mamãe e situação dos filhotes.
A repetição do exame é feita no 45º dia, quando é possível ver a posição dos filhotes e se será possível um parto natural (em casa), assistido (na maternidade) ou cesárea.
O pré-natal para pets é muito útil para saber a idade gestacional e estima a data provável do parto. Essa determinação é feita através de medidas feitas e aparecimento de órgãos como rins e intestinos.
Os sintomas das gestação em cadelas e gatas são aumento do volume abdominal, aumento das mamas e cansaço.
Cuidados
As fêmeas devem ser privadas de situações estressantes e esforço físico. As cadelas podem continuar com sua rotina de passeios, que devem ser mais curtos. Já para as gatas, procure facilitar a sua movimentação pela casa.
Rações especiais, com mais proteínas e vitaminas também são indicadas para uma alimentação reforçada.
Parto
Preparar o cantinho especial que receberá a pet para o momento tão especial é importante para ela e para a família. Demonstra carinho. Deixe tudo confortável e seguro, com os objetos favoritos dela por perto.
Leve as pets para as consultas com o veterinário, de acordo com o agendado. Eles são os profissionais que darão as melhores orientações sobre como agir durante o parto delas.
No dia do parto, fique ligado: as cadelas, 24 horas antes do parto, começam a expelir uma secreção esverdeada pela vulva. As gatas ficam inquietas e buscam um “ninho”.
Geralmente, animais maiores têm mais facilidade no momento da expulsão. Converse com o veterinário para ver se precisarão de acompanhamento médico durante o parto ou não.
Caso o parto aconteça em casa, não se preocupe: sua atuação será somente de olhar e dizer boas palavras para sua pet. Não precisa tracionar os filhotes, ou rasgar a bolsa. Elas sabem exatamente o que fazer.
Pós-parto
O cuidado com o pós-parto das pets é importantíssimo. O primeiros passos são cuidar da higiene dela depois do parto e da limpeza da caminha em que ficará com os filhotes. Separe a mãe e filhotes de outros animais da casa, para evitar doença ou possíveis agressões.
Os filhotes nascem de olhos fechados, que se abrirão depois de 15 a 20 dias de vida. Portanto eles não devem ser separados da mãe em nenhum momento.
Durante esse período pós-parto, os cuidados com as mães continuam: as mamas podem desenvolver mastite (inflamação dos ductos das mamas), e o acompanhamento médico é importante para que mãe e filhos possam desenvolver uma vida saudável.
Ter uma mamãe em casa é maravilhoso, então aproveite todos os momentos!
Fique por dentro das dicas sobre o mundo incrível dos animais. Siga-nos nas redes sociais
https://www.facebook.com/clinicacarinhodebicho/
Instagram: @carinhodebichohospital