CARINHO DE BICHO — Hospital Veterinário 24 horas

O verão está chegando, o que posso fazer para que meu pet sinta menos calor nessa época?

O verão está chegando, o que posso fazer para que meu pet sinta menos calor nessa época?

Você sabe o que fazer para ajudar seu pet a se sentir mais à vontade nesse verão? Nós, que amamos e cuidamos dos nossos pets com muito carinho, ficamos realmente preocupados com o verão e buscamos formas de aliviar o calor excessivo nessa época do ano.

Assim como nós, eles também precisam de medidas para aliviar os efeitos negativos das altas temperaturas, que costumam ser mais recorrentes em algumas raças, entre elas as seguintes:

  • São Bernardo
  • Golden Retriever
  • Pug
  • Buldogue
  • Shih Tzu
  • Labrador

Entre as raças específicas de gatos que passam mais calor no verão, estão: Persa, Siamês, Ashera, Angorá, Sphynx, Maine Coon, Himalaia e outros.

Mas vale lembrar que independente da raça e espécie, todos sofrem com as altas temperaturas, portanto atente-se as dicas para amenizar o calor em cães e gatos no verão:

1 – Mantenha os ambientes arejados e ventilados

Os nossos amados amigos peludos ficam muito mais tranquilos quando estão em um ambiente arejado. Manter as janelas abertas, ligar o ventilador ou o ar-condicionado ajuda bastante a refrescar o espaço e a diminuir a temperatura corporal dos pets.

Aliás, muitos cães e gatos já gostam do ventinho do ventilador, deixe-os à vontade!

2 – Escolha horários com clima mais fresco para os passeios

Os horários para passear com os cães no verão podem ser no início da manhã, no fim da tarde ou durante a noite. O ideal é evitar o intervalo entre 11h e 16h, quando o sol está escaldante. Altas temperaturas podem causar hipertermia no seu pet, além de feridas nas patinhas, já que o chão estará muito quente.

3 – Coloque água com gelo para eles tomarem

A água mais fria também é excelente para manter a temperatura corporal nos parâmetros esperados, aliviando o mal-estar causado pelo calor além de ajudar na hidratação. Experimente colocar umas pedrinhas de gelo na água quando os cães e gatos forem tomá-la. Eles adoram!

4 – Sorvete para os pets pode ser uma opção

Os sorvetes para os pets podem ser realizados em casa mesmo, com água e frutas ou saches, ajudando também a manter a hidratação dos nossos amigos peludos.

O que você deve evitar durante o verão para preservar a saúde dos pets

Cães e gatos podem sofrer desidratação e apresentar sintomas causados pelo calor excessivo, como apatia, respiração ofegante, um caminhar desorganizado, alteração da coloração da mucosa e salivação intensa.

Se isso acontecer, procure imediatamente um médico veterinário, pois o quadro de saúde pode se agravar rapidamente.

Evite fazer atividade física e levar os pets junto, já que eles não reconhecem o próprio limite e correm mais do que devem. Isso pode fazer mal se estiver muito calor.

A indicação é não deixar os nossos pets dentro do carro debaixo do sol, muito menos com o vidro fechado. Tenha em mente que nossos amigos de quatro patas precisam de amor, carinho e atenção especial durante o verão!

Para manter a saúde dos bichinhos em dia, conte com a equipe do Hospital Veterinário Carinho de Bicho!

Foto de Garrett Karoski no Unsplash

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

quais cuidados devo ter com meu cão idoso

Quais cuidados devo ter com meu cão idoso?

Seu pet chegou na terceira idade e agora se pergunta “quais cuidados devo ter com meu cão idoso?”. Não se preocupe, venha ler nossas super dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Entre em contato!