Você sabe quais alimentos da ceia de natal podem ser prejudiciais a saúde do seu pet? O Natal é uma data para ser celebrada e compartilhada em família, e é claro que nossos filhos de quatro patas fazem parte dessa festa tão especial. Mas isso não significa que eles possam comer todos os alimentos da ceia.
É importante deixar claro que alguns alimentos da dieta humana são altamente tóxicos e prejudiciais aos pets e, por isso, antes de oferecer qualquer coisa ao seu cão, pesquise em fontes confiáveis ou converse com o veterinário de sua confiança.
A ceia de Natal é repleta de alimentos bem típicos, como arroz com uvas passas, receitas com frutas secas, carnes assadas como peru, chester, tender e lombo, tâmaras, uvas e ameixas, salpicão, panetone e muito mais.
Apenas nesta pequena lista, já é possível encontrar diversos alimentos que os cães não devem consumir de forma alguma, com destaque para o salpicão à base de maionese, um alimento extremamente pesado para o estômago dos cães.
Para te ajudar a incluir seu pet na celebração do Natal, mas pensando na saúde do cãozinho em primeiro lugar, fizemos uma lista dos alimentos proibidos. Confira!
Alimentos da ceia de Natal que os cães não devem consumir
Como falamos acima, alguns alimentos da ceia de Natal podem causar intoxicação nos pets. Veja a lista de alimentos proibidos e os sintomas que eles podem causar no seu amigo peludo, caso ele acabe ingerindo por acidente:
Panetone – O panetone não deve ser oferecido para os cães, já que as frutas cristalizadas e o excesso de açúcar são prejudiciais à saúde dos pets.
Farofa – A receita da farofa é rica em gordura e sal, dois ingredientes que também fazem mal aos cães e gatos.
Nozes – Muito comuns na ceia de Natal, as nozes devem ficar bem longe da dieta dos nossos pets. Algumas são especificamente tóxicas, como é o caso da macadâmia, que pode desencadear alergia, intoxicação alimentar e até paralisia muscular.
Uvas e Uvas Passas – Cães e gatos não podem ingerir uvas e uvas passas. Essa fruta está associada a problemas renais graves e deve ser proibida para os pets.
Rabanada – As rabanadas também estão fora do cardápio de Natal para eles. A preparação leva leite, pão, muito açúcar e canela, além de ser uma fritura, sendo bastante indigesta para os pets.
Alimentos temperados com cebola – Cebola e cebolinha devem ser evitadas pois contêm uma substância chamada tiossulfato.
Importante lembrar que o chocolate é altamente tóxico para cães e gatos, pois contém uma substância chamada metilxantina que pode causar problemas irreversíveis. Portanto, mantenha o chocotone longe do alcance dos pets.
Sintomas da intoxicação alimentar em cães e gatos
Cães e gatos com intoxicação alimentar podem apresentam sintomas de vômito, diarreia e dor abdominal. Nestes casos, ou em casos de suspeita do seu pet ter ingerido, leve- o ao veterinário com urgência, para que o tratamento seja iniciado o quanto antes.
A intoxicação alimentar uma condição grave, com sintomas agudos que podem, inclusive, levar à morte. Fique atento aos sinais e cuide para que seu amigo de quatro patas não coma alimentos prejudiciais durante o Natal.
A equipe do Hospital Veterinário Carinho de Bicho deseja a você e a seu filho de quatro patas um feliz natal, repleto de saúde, amor e carinho. Conte conosco para cuidar do seu pet, estamos abertos 24hrs.
Foto de Casey Calhoun no Unsplash