CARINHO DE BICHO — Hospital Veterinário 24 horas

4 dicas para seu pet perder peso

Confira dicas para seu pet perder peso de maneira saudável e com o suporte de um veterinário

Muito mais que uma questão estética, o excesso de peso pode trazer vários problemas de saúde ao seu companheiro. Por isso, vale a pena colocar em prática algumas dicas para seu pet perder peso.

Além de doenças cardíacas, o excesso de gordura também pode causar diabetes e problemas hepáticos e nas articulações dos animais. 

Uma das causas do sobrepeso é a alimentação inadequada do pet. Portanto, o tutor precisa ficar atento ao ganho de gordura gerado pelos hábitos alimentares diários. Sendo assim, a restrição de petiscos é uma das dicas para seu pet perder peso.

Veja 4 dicas para seu pet perder peso

  1. Defina a quantidade de alimento

A primeira das dicas é repensar a quantidade de ração. Contudo, estabelecer a quantidade ideal de alimentos pode ser difícil, pois depende muito da rotina do animal.

A recomendação é evitar uma diminuição drástica da quantidade de ração diária. Além do pet não sentir uma mudança brusca na alimentação, a redução leve e moderada já faz grande diferença no aporte calórico. 

Mas é possível que o animal apresente um quadro de deficiência nutricional, caso a mudança na dieta não seja feita com orientação especializada. Dessa forma, o acompanhamento de um veterinário é essencial.

2. Petiscos em horários definidos

Ao invés de cortá-los da dieta completamente, a recomendação é servi-los em horários certos.

A quantidade de petiscos depende do peso ideal do animal e não pode ser servida em excesso ao longo do dia, principalmente nos casos em que o pet não costuma se exercitar muito.

3. Tipos de petiscos

A recomendação é optar por alimentos que sejam naturais e com pouca gordura e carboidratos na composição.

Além disso, existem petiscos especiais para animais com obesidade.

4. Exercícios físicos

Por não serem ativos fisicamente, os animais estão mais vulneráveis ao aumento de gordura.

Passeios longos e caminhadas são ótimas opções para ajudar no emagrecimento. A velocidade e intensidade dos exercícios dependem da idade e porte do animal.

Confira orientações para os exercícios físicos do seu pet:

  • Passeie com o pet mais de uma vez ao dia;
  • Evite os horários mais quentes e atividades muito intensas;
  • Respeite os limites do animal;
  • Pense em exercícios alternativos, como natação e fisioterapia, mas apenas sob a orientação de um veterinário.

Por fim, a principal dica é levar o pet ao veterinário, pois ele é o único profissional capaz de identificar quadros de obesidade e problemas de saúde.

A partir de uma avaliação da gordura e do escore corpotal, o veterinário pode recomendar um plano de emagrecimento saudável, que inclui mudanças na dieta, alimentos especiais e a quantidade adequada de alimentos por dia.

Se você precisar de ajuda para ajustar a alimentação do seu bichinho, venha para o Hospital Veterinário Carinho de Bicho, que possui unidades nos bairros Vila Ema, Parque Industrial e São Dimas, em São José dos Campos. Traga seu pet para uma avaliação com nossos nutricionistas e receba um atendimento com muito amor e carinho

Foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Entre em contato!