CARINHO DE BICHO — Hospital Veterinário 24 horas

Festas de fim de ano: como proteger seu pet dos fogos de artifício?

Quando estamos nos aproximando do Natal e Réveillon, duas datas comemorativas tão especiais, nós, que somos tutores de cachorros e outros pets, já começamos a ficar um pouco tensos por causa dos fogos de artifício. A falta de bom senso de muitas pessoas acaba deixando nossos filhos de quatro patas bastante abalados!

O barulho ensurdecedor dos rojões causa imensos transtornos para os nossos pets. Os animais ficam tão desesperados e assustados com o barulho que, muitas vezes, nem sabemos como agir. 

As explosões extremamente barulhentas deixam os pets atormentados e desorientados. Eles tentam se esconder embaixo da cama ou vão para a casinha, mas ficam tremendo e se movimentando de forma desordenada, e mostram um nível de estresse elevadíssimo.

Mesmo cães adestrados enfrentam dificuldade na época do Natal e Réveillon. Eles não conseguem seguir os comandos dos donos, justamente porque estão desorientados com os ruídos dos fogos de artifício.

Existem algumas maneiras de reduzir o impacto dos fogos para os pets. O ideal é conversar com o veterinário de confiança antecipadamente, pois algumas medicações podem ajudar nestes momentos mais delicados, só que precisam ter a prescrição adequada. 

Peça um calmante para o veterinário

Alguns pets, especialmente os cães, ficam mais nervosos com os rojões. Quem tem mais de um cachorro em casa também consegue reparar que, dependendo da personalidade dele, da raça e de outras características, um cão pode ser mais sensível aos barulhos do que o outro, mesmo que os dois sejam da mesma família. Neste caso, você pode pedir para o veterinário receitar um calmante para o Ano Novo.

Crie um ambiente interno aconchegante para o pet

Caso não queira recorrer aos remédios, você pode tentar neutralizar os sons vindos de fora. Logo, a primeira medida é fechar portas, janelas e cortinas, criando o máximo de barreiras possíveis para isolar o barulho dos fogos de artifício.

Depois, o ideal é aumentar o volume interno com sons que são conhecidos do seu pet. O principal exemplo é a TV, pois ele já está acostumado com o som da televisão. Aumente bastante o volume. A ideia é despistar o seu pet dos ruídos de fora, chamando a atenção dele para os sons de dentro da sua casa. Em muitos casos, isso pode funcionar. 

Tente distrair o pet com algum brinquedo

Essa dica vale mais para os filhotes, que ainda estão se ambientando com o espaço, estão chegando agora e ainda não estão familiarizados com os fogos de artifício. Os pets filhotes são mais fáceis de ficarem distraídos com brinquedos e acessórios. 

Durante a queima dos fogos de artifício, fique brincando com ele, dê algo para ele morder. Assim, ele pode acabar não reparando no barulho vindo de fora. 

Tente agir com naturalidade 

Quando você tenta excessivamente tranquilizar o seu pet, você acaba transmitindo seu medo e suas preocupações para ele. Como consequência, ele acaba ficando mais nervoso e inseguro com a situação. Definitivamente, essa não é uma boa ideia. Tente agir de forma natural. 

Se for o caso, use o Adaptil

Se você tiver um cão, o Adaptil para fogos de artifício costuma ser uma ótima solução no Natal e Réveillon. O produto reproduz o odor materno dos cães, assim eles se sentem mais confortáveis e seguros quando os rojões estão estourando.

Segundo estudos, dos 14 sinais de medo comuns nos cães, provocados por fogos de artifício, o Adaptil é capaz de eliminar pelo menos 9. Se você gostou dessa alternativa, converse com o veterinário.

Em casos extremos, o veterinário pode ajudar!

Se os sintomas evoluírem da tremedeira para vômitos e diarreias por causa do estresse, procurar o médico veterinário é a melhor solução. Se isso já aconteceu em anos anteriores, fale previamente com o veterinário, antes mesmo da festa da virada, para prevenir qualquer problema. 

Mantenha o animal dentro de casa e longe dos fogos

Pode parecer muito óbvio, mas é bom reforçar: retire o pet do quintal ou do jardim e de áreas externas durante a queima dos fogos. Seu melhor amigo merece esse cuidado especial nessa época do ano. 

Em caso de dúvidas sobre como agir, converse com os veterinários da Clínica Carinho de Bicho, em São José dos Campos. Funcionamos 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados! 

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Entre em contato!