CARINHO DE BICHO — Hospital Veterinário 24 horas

A sarna que acomete os humanos: Escabiose

Sarna é o nome popular da doença que atinge a pele de humanos, gatos e cachorros. Ela é causada por alguns tipos de ácaros que manifestam sintomas de formas diferentes.

A escabiose canina é ocasionada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei. Esse é o tipo de sarna mais comum nos cães, e ainda pode ser transmitida para humanos, sendo então classificada como zoonose. Esse tipo raramente atinge felinos.

Já os gatos podem sofrer com a sarna notoédrica, causada pelo ácaro Notoedres Cati.

Meios de contágio

O contágio da escabiose canina acontece através do contato do cão com o ácaro causador da doença. O contágio também pode ocorrer se houver o contato com outro animal portador da doença.

Quando a contaminação ocorre, o ácaro deposita ovos na pele do cachorro. O tempo de incubação dos ovos é de 3 a 5 dias. A reprodução é bem rápida, o que pode gerar uma grande infestação na pele do animal em pouco tempo.

Esse tipo de ácaro pode infestar qualquer lugar. Principalmente objetos como colchões, sofás, cobertores e almofadas. É bom ter a atenção redobrada, já que a escabiose acomete não apenas os cães, mas também os humanos.

Já nos gatos, a sarna notoédrica apresenta seus sintomas iniciais na cabeça do felino, através de lesões com crostas amareladas e queda de pelos. O contágio acontece da mesma forma que a canina: pelo contato com o ácaro ou com animais portadores.

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns nos cães são:

  • Queda excessiva de pelo;
  • Descamação da pele;
  • Pontos de vermelhidão na pele;
  • Coceira;
  • Perda de apetite;
  • Feridas e erupções na pele;
  • Manchas escurecidas;
  • Pele áspera.

Nos gatos, o principal sintoma é a coceira intensa. Na maioria das vezes, a face do animal é primeira região atingida, sendo mais fácil de identificar. Além disso, é muito comum também ocorrer uma intensa queda de pelos.

Se você perceber qualquer sintoma no seu bichinho, procure um veterinário para ter o diagnóstico precoce.

Como evitar o contágio?

Como o causador da doença é o ácaro, é muito importante manter sempre os locais limpos e organizados.

Além disso, manter a higiene do seu pet é essencial no combate de qualquer tipo de sarna. Dê banhos regularmente, tose e observe sempre a pele do seu animalzinho.

Se atente também à alimentação, forneça sempre uma ração de qualidade.

O ideal é fazer visitas regulares ao veterinário. Esses check-ups ajudam a manter a saúde dos bichinhos em dia e também a diagnosticar de forma mais rápida possíveis doenças.

Tratamento

Depois de identificar os sintomas, o próximo passo é levar o cão ou gato ao veterinário. Só um especialista pode fazer um diagnóstico confiável.

Geralmente, o tratamento é feito com remédios orais, injetáveis e com shampoos medicinais. Se a família do animalzinho também apresentar sintomas, é indicado que busque um médico para avaliar e passar um tratamento adequado. 

Nós do Hospital Veterinário Carinho de Bicho, em São José dos Campos, temos profissionais cuidadosos e especializados 24 horas por dia, seu pet terá o melhor atendimento. Agende uma consulta!

Photo by Amber Kipp on Unsplash

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Entre em contato!