O tutor precisa de auxílio veterinário ao constatar que o gato parou de urinar, pois essa condição pode causar problemas sérios de saúde
Ao perceber que seu gato parou de urinar, o tutor costuma ficar preocupado por este ser um indicativo de um quadro mais grave.
Além da ausência total da urina (enurese), o gato também pode apresentar dificuldade para urinar, que é observada junto à diminuição do volume excretado. Ambas as condições são graves e consideradas emergenciais, visto que a função de filtração do rim falha quando a urina não é expulsa do organismo.
Logo, o problema pode levar à insuficiência renal, uma condição que, em casos avançados, pode acarretar a morte do animal.
Mas por que as injúrias urinárias são comuns em gatos? Assim como acontece com os humanos, os hábitos rotineiros e o estilo de vida de um animal também influenciam sua saúde e podem até levar ao surgimento de doenças.
A propensão a injúrias urinárias dos felinos é causada pela baixa ingestão de água. Os gatos estão acostumados a beberem pouca água. Contudo, esse hábito pode ser potencializado por situações estressantes, alterações na dieta e falta de higiene.
Além disso, a falta de uma alientação de qualidade é capaz de afetar a composição da urina do pet. Assim como a utilização de muitos medicamentos e a má formação dos órgãos também são considerados fatores que causam problemas urinários em gatos.
Gato parou de urinar: conheça as principais injúrias urinárias
Veja as principais condições e fique atento ao comportamento do seu pet.
Cálculos urinários
Os cálculos urinários são formados pelo acúmulo de minerais específicos na urina do gato, que deveriam ser expelidos normalmente. Contudo, acontece que eles se cristalizam formando cálculos (pedras). Ao notar que o gato parou de urinar, o tutor pode atribuir o problema à baixa ingestão de água e ao volume alto de magnésio na dieta.
Infecção
A cistite e a nefrite são doenças que costumam causar inflamação e estreitamento nas vias urinárias. Infecções são causas prováveis para a dificuldade de urinar e prejudicam de forma significativa o bem-estar do animal.
Massas internas e externas
É a existência de massas internas e externas que pressionam a uretra e a bexiga do animal.
Doença do trato urinário
A doença do trato urinário (DTUIF) é um conjunto de desordens e anomalias que afetam o trato urinário inferior dos felinos. Apesar de ser mais comum em pets idosos, ela afeta também os gatos a partir de 1 ano de idade.
Principais sintomas
Nem toda alteração no trato urinário leva a falta de micção, podem surgir outros sintomas como:
- Presença de sangue na urina;
- Falta de apetite;
- Esforço, dor e vocalização ao urinar;
- Maior frequência de micção;
- Diminuição do volume de urina;
- Lambedura em excesso na genitália.
A importância de levar o pet o mais rápido possível para um atendimento veterinário
É importante levar o gato ao veterinário rapidamente ao constatar que ele parou de urinar. Caso não sejam tratadas, algumas injúrias urinárias podem progredir para problemas mais sérios e fatais.
Após realizar os exames, o médico veterinário irá indicar o tratamento ideal e as mudanças na rotina do gato. Para prevenir o surgimento de doenças urinárias, o tutor precisa se comprometer de que o pet passe por check-ups anuais.
O Hospital Veterinário Carinho de Bicho está pronto para oferecer o melhor tratamento, além de muito amor e carinho aos felinos domésticos. Nossas unidades estão localizadas nos seguintes bairros: Vila Ema, São Dimas e Parque Industrial. Agende uma consulta!
Foto de Lucas Pezeta no Pexels
2 respostas
Meu gato parou de urina o que devo fazer pra ele se sentir mais confortável.
Olá, Ivanildes. O indicado é levar ao médico veterinário pois não é normal eles pararem de urinar.