CARINHO DE BICHO — Hospital Veterinário 24 horas

7 fatos incríveis sobre o olfato dos cães

Você pode até não saber, mas o seu cachorro tem habilidades fantásticas e sentidos tão apurados que fazem com que ele possa enxergar o mundo através do nariz e ouvir 10 vezes melhor do que qualquer ser humano. Estes super poderes dos nossos melhores amigos são verdadeiramente incríveis!

Quando falamos especificamente sobre o olfato canino, existem diversas curiosidades impressionantes. O nariz dos cachorros tem um potencial que nem mesmo a ciência consegue explicar.

Para te apresentar as maravilhas que este sentido canino realiza, separamos aqui 7 fatos incríveis sobre o olfato dos cães. Confira e compartilhe este conteúdo com todas as pessoas que amam os cachorros tanto quanto você!

Top 7: as maravilhosas capacidades do olfato canino!

Os cachorros conseguem sentir até os odores mais sutis e imprevisíveis. O olfato dos nossos amigos de quatro patas é tão poderoso que eles assimilam informações e desbravam o mundo por meio do nariz. 

No livro “Inside of a Dog”, da autora e estudiosa da cognição canina, Alexandra Horowitz, é possível encontrar várias informações sobre o olfato dos cachorros. Veja as 7 principais curiosidades sobre este sentido canino!

1 – Focinho canino: a perfeição em forma de órgão olfativo 

O focinho dos cães pode ser considerado o órgão perfeito. Esta estrutura é vital para os cachorros. O formato do focinho é especialmente projetado para que o cão inspire por um canal olfativo e expire por outro canal. Os cachorros têm o costume de cheirar várias vezes o mesmo objeto ou local para capturar cada cheiro, recebendo diferentes amostras daquele mesmo aroma. A umidade do focinho também contribui para a captação de cada partícula presente no ar. 

2 – Células Olfativas Inteligentes 

As células olfativas presentes no nariz dos cães atuam de forma inteligente. Elas possuem a fantástica capacidade de cheirar com cada narina de maneira independente. Dessa forma, os cães conseguem definir até mesmo de que direção vem os odores. 

3 – Funções distintas na mesma estrutura 

O formato do nariz do cachorro faz com que ele consiga usar compartimentos distintos da estrutura nasal para funções diferentes. Ou seja, por um compartimento, o cachorro respira, e pelo outro compartimento, ele sente os cheiros. 

4 – Células receptoras do olfato

O cachorro conta com milhões de células receptoras olfativas. Em termos de comparação, os cães têm cerca de 300 milhões de células receptoras do olfato, enquanto os seres humanos possuem apenas 5 milhões.

5 – Capacidade de farejador 

Os cachorros são excelentes farejadores. Por isso, suas habilidades são usadas pelo homem para encontrar explosivos, drogas, pessoas desaparecidas e outras coisas. Os cães captam amostras de odores até 100 milhões de vezes menores do que aquelas que são captadas pelos humanos. 

6 – Odores específicos 

Quando você prepara um almoço especial, com certeza, fica animado com os odores deliciosos do prato principal. Já o seu cachorro fica ainda mais excitado, pois ele é capaz de sentir o cheiro de cada ingrediente presente naquela receita.

7 – O cheiro das emoções 

Você acredita que os cachorros conseguem sentir até o cheiro das emoções? Graças ao órgão vomeronasal, que fica na área acima do céu da boca, os cachorros conseguem identificar os cheiros de alguns hormônios. Dessa maneira, eles conseguem notar quando uma pessoa está mais estressada, feliz e, até mesmo, quando está doente. 

Além de todas essas curiosidades maravilhosas, os cachorros ainda usam o olfato para experimentar uma verdadeira volta ao passado. Eles conseguem saber quem esteve na sua casa, o que você comeu, para qual ambiente você se deslocou, entre outras informações coletadas apenas pelo cheiro. Além disso, com o olfato, eles também podem prever a chegada da chuva e até de um furacão. Incrível, não é mesmo? Gostou do conteúdo e das curiosidades? Então, continue acompanhando os artigos do blog da Clínica Carinho de Bicho!

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

2 respostas

  1. Tenho um cachorro com catarata à 4 anos onde eu moro não tem especialista, ele já perdeu a visão. Só uma cirurgia pra ele voltar a enchergar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Entre em contato!