O transporte de felinos costuma ser uma tarefa complexa para os tutores. Muitos gatos acabam se sentindo desconfortáveis, incomodados ou até com medo durante esse processo.
E para tornar o transporte um momento mais agradável para eles, alguns cuidados especiais devem ser tomados. Abaixo citamos alguns deles. Confira!
Afinal, por que é tão difícil transportar um felino?
Os felinos tem tendência de não gostarem do transporte justamente pela forma como eles são levados de um local para o outro. Diferentemente dos cães, os gatos precisam ser transportados com o auxílio de uma caixa apropriada.
Como a caixa acaba não sendo usada todos os dias pelo gato, muitos felinos sentem medo do objeto, o que dificulta sua entrada nesse ambiente fechado e pouco utilizado.
Além disso, muitos gatos tem traumas associados a caixa, uma vez que elas costumam só ser utilizadas para a ida ao veterinário ou outro lugar não muito comum ao felino.
E como tornar o transporte mais confortável e seguro?
Para transformar o momento do transporte em algo tranquilo e confortável para nossos felinos, vale seguir alguns cuidados. Veja quais são eles e aplique essas dicas na rotina do seu companheiro:
- Use as caixas de transporte no dia a dia, não só quando for levar ao veterinário: um cuidado imprescindível é deixar a caixa de transporte no ambiente em que o gatinho fica, assim ela se torna mais familiar e comum para o felino, permitindo que ele saia e entre quando quiser da mesma;
- Inclua brinquedos dentro da caixa: grande parte dos gatos tem um perfil curioso e ver seus itens de diversão dentro desse ambiente pode acabar tornando o acesso mais simples e confortável;
- Prefira caixas com abertura superior: esse tipo de caixa possibilita que o médico veterinário avalie o gato dentro da própria caixa, sem a necessidade de tirá-lo e estressá-lo;
- Use toalhas para tampar a caixa durante o transporte: isso evita o estresse durante o transporte e na espera para o atendimento veterinário;
- Deixe o gato em jejum antes do transporte: isso evita náuseas e vômitos;
- Prenda a caixa de transporte com cinto de segurança: para que ela não saia do lugar durante a viagem, o ideal é prender bem a caixa, pois o movimento da mesma pode aumentar o estresse do felino;
- Acostume desde cedo: assim como grande parte dos animais, gatos filhotes são mais tranquilos e tendem a se acostumar mais facilmente com diferentes situações. Por isso, se possível, desde cedo apresente a caixa a eles.
Por fim, torne o momento do transporte agradável. Fale de maneira tranquila com seu amigo felino, não grite, evite música agitada e em alto volume, dirija devagar e cuidadosamente.
Ah, sempre vale lembrar que o transporte de animais em veículos é regulamentado pelo CTB, Código de Trânsito Brasileiro. O descumprimento das normas acarreta infração, além de somar riscos ao seu pet.
Aqui no Hospital Carinho de Bicho, temos o melhor para o seu felino, ambiente totalmente preparado para atendê-los com muito amor e carinho. Nossa unidades ficam no Vila Ema, Parque Industrial e São Dimas de São José dos Campos. Conte conosco 24 horas por dia!!
Photo by Mikhail Vasilyev on Unsplash