Ter um cachorro é um ato de amor e de responsabilidade e, por isso, exige cuidado e atenção com a saúde e o bem-estar do animal. Uma das principais dúvidas que os apaixonados por cães têm é em relação a castração. Quando é recomendável castrar o cachorro? Quais são os benefícios dessa atitude? Todas essas perguntas serão respondidas neste artigo. Confira!
O que é a cirurgia de castração de cães?
A castração é um procedimento realizado pelo cirurgião veterinário, que consiste na retirada dos ovários e do útero para as fêmeas e na remoção dos testículos para os cães machos. O procedimento cirúrgico é realizado sob o efeito de anestesia geral. As técnicas modernas são minimamente invasivas, com incisões bem pequenas e que garantem uma recuperação rápida para o animal.
O principal objetivo da castração é evitar que os cachorros tenham o típico comportamento sexual e ninhadas de filhotes, mas, além disso, a técnica traz diversos benefícios tanto para os donos quanto para os animais. Esta é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil e é altamente recomendada, especialmente por que previne doenças e garante mais bem-estar, longevidade e qualidade de vida para o cachorro.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso esperar até que as fêmeas tenham a primeira ninhada para realizar a castração. A cirurgia pode ser feita sem que a fêmea tenha filhotes, e isso não traz nenhum tipo de consequência negativa para o animal. Pelo contrário, cães castrados precocemente são mais tranquilos, menos ansiosos e não vivem a frustração de entrar no cio e não poder cruzar.
A recomendação dos veterinários é para que a cirurgia de castração seja feita entre os 6 e os 10 meses do animal, antes que ele atinja o período de puberdade. O procedimento é rápido, seguro e tem um pós-cirúrgico tranquilo para o bichinho.
Antes da realização do procedimento, no entanto, é preciso que o cachorro passe por alguns exames e análise clínica, a fim de constatar seu estado geral de saúde.
Benefícios da castração de cães
São vários os benefícios diretos da castração de cães, e entre os principais, podemos citar:
- Evita o comportamento sexual do cachorro (cio);
- Deixa o animal mais tranquilo;
- A expectativa de vida do animal castrado é maior;
- A castração previne doenças, como o câncer de mama nas fêmeas;
- Reduz o risco de fugas do animal;
- Previne infecções uterinas nas fêmeas;
- Evita o câncer de testículo e de próstata nos cães machos;
- Diminui o número de cães abandonados nas ruas;
- Reduz a necessidade de o cachorro marcar território com a urina;
- É um procedimento de custo acessível;
- Evita ninhadas não planejadas de filhotes;
- Evita gravidez psicológica nas fêmeas.
A castração de cães é um ato de responsabilidade, cuidado e afeto. Caso você ainda tenha dúvidas e esteja inseguro sobre a realização do procedimento, agende um horário no Hospital Veterinário Carinho de Bicho, avalie as condições de saúde do seu melhor amigo canino e converse com um veterinário sobre os pontos positivos da castração!