A idade chega para todos, com nossos melhores amigos não é diferente. O tempo leva a força e a vitalidade deles, mas, graças ao avanços da medicina veterinária, cães estão vivendo muito mais.
Algumas décadas atrás animais com 6 anos, não importava o porte, já eram considerados idosos. Hoje, é fácil achar cães que vão até seus 15 anos, ou até mais! Mas como todo bom velhinho nossos amigos precisam de cuidados especiais quando chegam na terceira idade.
Para cães de pequeno porte, até 10 Kg, a melhor idade chega entre os 7 ou 8 anos. Já os grandões como, por exemplo, Dogue Alemão, já são considerados idosos a partir dos 5 anos.
Afinal, quais cuidados devo ter com meu cão idoso? Sem mais delongas vamos a eles:
- Alimentação
- Mobilidade e passeios
- Hora do soninho
- Indo ao veterinário
- Conclusão
Alimentação
Colocamos a alimentação como primeiro item por 2 motivos, o primeiro é que esse cuidado não envolve veterinário e sim a atenção do(a) dono(a). E o segundo motivo, e mais importante, cuidar da alimentação de um cão idoso é fundamental.
Chegando em uma idade mais avançada o animal tende a perder nutrientes além do sistema digestivo ficar mais lento absorvendo menos os alimentos. Por isso as rações seniores são fundamentais.
Mas, recomendamos que leve seu bichinho ao veterinário antes para fazer um exame detalhado e saber como estão os hormônios e nutrientes do corpinho dele(a). E claro, antes de comprar um saco enorme de ração, consulte sempre seu cão, ninguém gosta de comer o que não agrada ao paladar e eles também são assim, além de ser uma baita economia.
Mobilidade e Passeios
Assim como nós, seres humanos, a partir de uma certa idade os cães não conseguem se mover da mesma maneira de quando eram jovens. Aquela correria toda de pegar uma “bolinha” ou um disco não é a mesma.
Por isso, na hora do passeio é preciso respeitar o tempo do seu/sua amigo(a). Deixar o bichinho parar, tomar um pouco de ar e se puder leve um pouco de água para ele se refrescar. Nunca caminhe longas distâncias, fique sempre por perto de sua residência.
Problemas ortopédicos são mais comuns em cães de grande porte, mas os pequenos também não ficam fora da zona de risco. Se seu amigo(a) estiver se movendo menos que o normal e/ou fica muito tempo deitado, leve ao veterinário.
Hora do Soninho
Cães idosos tendem a dormir a mais ou passar mais tempo deitados.
Isso é comum, então sempre ajeite um cantinho bem confortável para seu pet, depois de anos de muita brincadeira, correria e latidos ele merece um descanso.
Mas lembrando, fique sempre de olho, muito tempo deitado pode significar problemas ortopédicos.
Indo ao veterinário
O ideal de um cachorro jovem/adulto é visitar o veterinário anualmente, estando com a saúde em dia claro. Já um senhor(a) de idade precisa aumentar as visitas, afinal a saúde já não é a mesma.
Por isso se você é dona (o) de um cachorro da terceira idade, leve-o pelo menos a cada 6 meses. É muito importante estar de olho na saúde do animal, para que ele passe mais anos ao seu lado.
Conclusão
Depois de todos esses cuidados, no final de tudo os cães só querem muito amor e carinho. Como todo ser vivo e, principalmente nós humanos, chegar a uma idade avançada não é fácil.
Todos nós passamos por dificuldades na vida e ao final dela, só queremos carinho, amor e descanso.
Por isso, se você é dono(a) de um cão idoso, faça ele se sentir bem e feliz no final de sua vida, por que ele te fez bem e feliz desde quando chegou na sua casa.
Fique por dentro das dicas sobre o mundo incrível dos animais. Siga-nos nas redes sociais
https://www.facebook.com/clinicacarinhodebicho/
Instagram: @carinhodebichohospital