Você já ofereceu suco para o seu cachorro? Saiba que algumas variedades de frutas podem ser usadas para o preparo de bebidas refrescantes e nutritivas para os nossos melhores amigos, mas os sucos só devem ser oferecidos esporadicamente e de forma controlada, naqueles dias mais quentes ou em ocasiões especiais.
A hidratação propriamente dita precisa ser feita com água fresca, que deve estar sempre disponível para o pet. O consumo regular de água é extremamente importante para os animais, principalmente para promover a limpeza do organismo, com a correta eliminação de toxinas e o bom funcionamento renal.
Mas, para dar aquela variada na alimentação e para agradar o seu cachorro, você pode sim preparar alguns sucos que estimulem a boa digestão, melhorem a imunidade e que hidratem o organismo.
Lembre-se, no entanto, que a escolha correta das frutas é importante, já que alguns alimentos podem ser prejudiciais aos animais, com destaque para as frutas muito ácidas e cítricas, como a laranja, o abacaxi e o limão, que não devem ser oferecidas por serem agressivas ao trato gastrointestinal dos pets.
Outra fruta proibida para o consumo dos cães é a uva, que possui substâncias que podem desencadear problemas renais.
Quais sucos estão liberados para os cães?
Muitas frutas são opções saudáveis de alimentos para os animais, mas é preciso conhecer aquelas que estão liberadas no cardápio dos cães, como, por exemplo, o melão, o morango, a melancia e a manga.
Lembre-se que as bebidas devem ser naturais, preparadas em casa. Nem pense em oferecer sucos industrializados para o seu pet, pois os conservantes e corantes são prejudiciais à saúde do animal.
Outra recomendação que vale a pena reforçar é que as frutas são sempre mais saudáveis do que os sucos, já que, no preparo das bebidas, os alimentos tendem a perder uma grande quantidade de fibras. Contudo, se mesmo assim, você preferir oferecer um pouco de suco ao pet, prepare a bebida sem a adição de açúcar, sem sementes e com água fresca. Com certeza, seu cachorro vai amar!
Na hora de escolher o suco para o seu cãozinho, opte por frutas ricas em potássio, vitamina B6, vitamina A, vitamina C e que possuam elevado teor de água. Tenha bom senso e ofereça as bebidas com moderação. Assim, você consegue evitar reações desagradáveis, como possíveis diarreias ou alergias alimentares.
Converse sempre com um veterinário de confiança!
A boa alimentação dos cães tem influência direta sobre a saúde dos animais. Por isso, antes de oferecer qualquer tipo de alimento ao pet, converse com o seu veterinário de confiança. O profissional poderá orientá-lo sobre as opções mais saudáveis e indicar aquelas que devem ser evitadas para o próprio bem do animal.
Todos nós sabemos que os pets, principalmente os cachorros, nos pedem os alimentos apenas com o olhar. Eles não conseguem ver seus tutores comendo ou bebendo algo diferente que logo ficam animados, querendo provar também. Mas a comida de ser humano não é comida de cão. Por isso, não ceda às investidas do seu pet. Saiba exatamente o que o animal pode, ou não, comer e beber. Ofereça apenas alimentos que possam garantir benefícios reais à saúde do seu cão. Para receber orientação veterinária sobre a dieta mais adequada para o seu filho peludo, agende uma consulta na Clínica Carinho de Bicho, em São José dos Campos!