Algumas plantas comuns podem causar intoxicações em cães e gatos, você sabe quais são elas? Ter plantas em casa é uma tendência, uma forma de trazer a natureza para mais perto e dar vida aos ambientes. Elas garantem cor e são uma aposta incrível de decoração, seja nos vasos que ficam nas áreas internas ou nos jardins. No entanto, é preciso escolher as plantas e flores com cuidado quando se tem um bichinho de estimação em casa.
Algumas espécies, como a camomila, o alecrim e a hortelã, por exemplo, são amigas dos pets (os cães podem até comê-las, sem problemas). Por outro lado, existem algumas plantas que são tóxicas para os cachorros e gatos e podem causar diversas reações em nossos amigos de quatro patas.
Você sabe quais plantas evitar para manter a saúde do seu pet? Separamos alguns exemplares que precisam ficar bem longe do alcance dos nossos bichinhos. Confira!
Comigo-ninguém-pode
Muito comum nas casas dos amantes de plantas, essa espécie é extremamente tóxica para os pets. Ela pode causar irritação da mucosa da laringe, faringe e boca, além de dor intensa, vômito e dificuldade respiratória.
Lírio e Lírio da Paz
É uma planta ornamental, belíssima, que também é bastante comum nas casas brasileiras. Todos os seus tipos são tóxicos e podem causar vômito, tremores, desidratação e convulsões em nossos animais de estimação.
Espada de São Jorge
É uma planta que acompanha uma crença popular sobre a atração de prosperidade, mas é extremamente perigosa para os pets. As reações causadas são dificuldade de movimentação e respiração, além de convulsões.
Arruda
Apesar de ser consumida por humanos, ela pode causar severas intoxicações e levar o pet à desidratação.
Violeta
Com aparência delicada e cor vibrante, sua ingestão pode causar gastrites severas nos animais, além de problemas circulatórios e respiratórios, vômitos e diarreia.
Tulipa
Também bastante comum, a tulipa é um tipo de planta que possui variados tamanhos, formatos e cores. Ela tem uma substância venenosa que pode causar infecções, principalmente em gatos.
Aposte na prevenção
Esses são alguns exemplos de plantas que fazem muito mal aos pets, mas a lista completa vai muito além disso. É importante sempre pesquisar antes de adquirir uma nova planta e deixá-la próxima aos animais. Curiosos como são, as chances de o seu bichinho mexer na planta são grandes.
Ao perceber que seu filho de quatro patas ingeriu alguma planta que fez mal, não tente induzir o vômito ou medicá-lo em casa. As reações que uma substância pode causar no organismo do animal são bastante sérias, então não arrisque! Leve seu pet a um hospital veterinário e, de preferência, apresente ao médico veterinário um pedaço da planta ou o nome da espécie para facilitar o tratamento.
Uma dica bastante eficaz é escolher bem os lugares onde vai deixar as plantas. Muitas espécies ficam lindas suspensas ou em lugares mais altos, onde os cães não conseguirão ter contato.
Nós sabemos o quanto os bichinhos gostam de explorar os territórios e adoram novidades. As plantas são mesmo atrativas a eles. Por isso, é mais seguro ter em casa exemplares que não oferecem riscos.
Pensar nesses detalhes é ter cuidado e carinho pelo animal, além de ser uma demonstração de amor! Em caso de uma emergência ou para manter a saúde do seu pet em ordem, conheça o Hospital Veterinário Carinho de Bicho!
Foto de nattarin kraiwachirasit no Unsplash