Os 5 erros mais comuns que os tutores cometem com seus pets


Alguns erros no manejo dos pets podem ser prejudiciais à saúde deles. Saber que estão fortes e saudáveis nos traz tranquilidade e alegria. Por isso, é importante entender o que não se deve fazer na hora de cuidar dos bichinhos.

Não realizar a escovação dentária

Muita gente não sabe, mas eles também precisam manter uma boa higiene bucal. Escovar os dentes do seu animal é extremamente importante, e esses cuidados vão muito além da estética. A falta de escovação gera cálculos dentários (o famoso tártaro) que podem levar a problemas no coração, fígado e rins.

Deixar a ração exposta

Outro erro bem comum é aquele induzido pela correria da rotina dos tutores: deixar a ração exposta no pote o dia inteiro. Essa iniciativa, por mais que pareça facilitar as coisas, pode ser bem prejudicial para o seu bichinho. Entre os malefícios dessa ação, é possível citar:

  • Perda do valor nutricional da ração;
  • Perda do controle da quantidade diária que o animal consome;
  • Umidade no pote devido à saliva do animal, podendo gerar fungos e bactérias prejudiciais à saúde;
  • Atração de insetos e roedores;
  • Entre outros.

Trocar a ração por comida

Mas se você está aliviado por não deixar a ração exposta o dia todo no pote, já que alimenta os seus pets com comida ao invés de ração, saiba que isso também não é muito bom. Essa troca pode sim ser feita, desde que com a orientação de um nutricionista veterinário, que irá montar uma alimentação balanceada para o seu amiguinho.

Além disso, vale lembrar que existem alimentos humanos que não devem ser oferecidos aos pets, como abacate, uva, alho, cebola, pães, massas e comidas com alto teor de gordura, sal e açúcar.

Só levar ao veterinário quando o pet está doente

É extremamente importante que a ida ao médico veterinário seja feito de forma rotineira, tanto para consultas quanto para check-ups, e não apenas quando um problema fica evidente.

Isso porque fazer exames constantes previne o aparecimento de possíveis doenças, sendo possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, assim maior chance de promover qualidade de vida ao seu amiguinho.

Medicar seu pet sem prescrição de um médico veterinário

Além disso, um erro extremamente grave é tentar medicar seu pet em casa. Por mais que seja angustiante ver o seu amiguinho passando mal, levá-lo ao veterinário nesses casos é imprescindível.

A automedicação dos pets sem prescrição médica é muito perigosa, uma vez que ela pode levar à intoxicação do animal, mascarar os sintomas de uma doença mais grave ou até piorar o quadro do peludinho, sendo que, em casos mais extremos, esse comportamento pode até levar a morte do pet.

A automedicação não é indicada, pois cada animal possui suas particularidades, e alguns medicamentos que são inofensivos aos seres humanos podem ser extremamente perigosos para os pets.

Também é importante ressaltar o fato de que, sem o conhecimento médico veterinário adequado, dosagens erradas dos medicamentos podem ser letais.

Adotar todos esses cuidados na vida do seu animal de estimação e estar atento aos detalhes são ações que influenciam na longevidade e na qualidade de vida do pet.

Por isso, nós do Hospital Veterinário Carinho de Bicho, em São José dos Campos, estamos prontos para atendê-los 24 horas. Para mais informações, entre agora mesmo em contato conosco.

Photo by Karsten Winegeart on Unsplash

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes