Novembro Azul Pet é uma campanha de prevenção e conscientização sobre as doenças de próstata em cães machos
Novembro é o mês dedicado à campanha de prevenção e conscientização contra o câncer de próstata que acomete os homens, sendo essa a segunda doença mais prevalente na população masculina brasileira. Mas você sabia que essa conscientização também deve ser levada aos tutores de pets machos?
Hoje, sabemos que o diagnóstico precoce é decisivo no tratamento de diversas doenças veterinárias. Por isso, a campanha Novembro Azul Pet atua para orientar os tutores sobre a necessidade dos exames de prevenção das doenças de próstata, que devem ser feitos nos cães principalmente quando eles já estão na meia idade.
Como se manifesta o câncer de próstata e outras doenças em cães?
Localizada na cavidade pélvica, a próstata é uma glândula do sistema reprodutor do cachorro macho. Existem inúmeras doenças que acometem essa glândula, que pode ter sua localização modificada de acordo com a idade do cão e alterações no seu tamanho.
A uretra está envolta pela próstata, e as alterações desta glândula podem afetar órgãos vizinhos. Além disso, as doenças na próstata também podem comprometer outras funções do organismo do pet, já que chegam a impedir a passagem de urina e a evacuação de fezes, dois sinais que indicam problemas de saúde.
Uma das doenças que afetam a próstata é a Hiperplasia Prostática Benigna, a condição mais comum nos cachorros e que causa o aumento bilateral do tamanho da glândula que tem como a principal forma a e prevenção a castração. Outras doenças que se destacam nos cães machos são os cistos prostáticos, prostatites bacterianas e o câncer de próstata.
Em geral, cães que apresentam doenças na próstata podem desenvolver os seguintes sintomas:
- Dor abdominal;
- Febre;
- Andar endurecido;
- Esforço para urinar;
- Corrimento uretral (secreção).
- Dificuldade em urinar
- Urina com resíduos de sangue
Como fazer a prevenção do câncer de próstata?
Como ressaltado pela campanha Novembro Azul Pet, o diagnóstico precoce é de grande importância para aumentar as chances de sucesso no tratamento contra o câncer de próstata.
Para isso, é essencial que os tutores levem seu melhor amigo para os exames de rotina regularmente. Esses exames incluem o toque retal para fazer a palpação da glândula, parte essencial para realizar o diagnóstico do câncer de próstata. Além disso, os exames de imagem são indispensáveis para complementar as suspeitas clínicas. A ultrassonografia pode mensurar o tamanho, arquitetura do parênquima interno e avaliar alterações glandulares.
Conte com atendimento especializado!
Leve seu pet para fazer uma consulta com os profissionais do Hospital Veterinário Carinho de Bicho, uma referência em São José dos Campos. Contamos com 3 unidades completas: Vila Ema, Parque Industrial e São Dimas. O objetivo é levar um tratamento de qualidade, com amor e carinho para seu pet!
Photo by Taylor Kopel on Unsplash