Você sabia que os cães também sofrem com insuficiência renal? Essa doença, que afeta os rins, pode se manifestar de forma crônica nos cachorros e causar diversos prejuízos à saúde e ao bem-estar do animal. Em casos avançados, o problema pode levar à falência renal irreversível.
Comumente associada aos gatos, por causa do baixo consumo de água típico dos felinos domésticos, a insuficiência renal também se apresenta nos cães de maneira bastante frequente.
A enfermidade é caracterizada pela incapacidade de os rins trabalharem de forma eficiente para desempenhar sua função de filtrar o sangue, a fim de eliminar resíduos e substâncias que são nocivos ao organismo. Além disso, os rins também deixam de realizar outras atividades importantes, como a produção de hormônios e a manutenção do equilíbrio do organismo e de seus nutrientes e eletrólitos.
Principais fatores de risco para a insuficiência renal em cães
A insuficiência renal é causada principalmente por: idade avançada, intoxicação, infecções, fatores genéticos, entre outras causas. Algumas raças de cães estão mais propensas à doença, como, por exemplo, poodles, pugs e pastores alemães.
Conheça os sintomas da insuficiência renal canina!
A insuficiência renal é considerada uma doença silenciosa e progressiva. A disfunção ocorre em cachorros de todas as faixas etárias, apesar de cães mais idosos terem mais predisposição ao desenvolvimento da doença.
Nos casos de insuficiência renal, o diagnóstico rápido faz toda a diferença. Por isso, é imprescindível que os tutores dos pets fiquem atentos aos principais sintomas que caracterizam a doença, como:
- Aumento repentino do consumo de água;
- Apatia;
- Perda de apetite;
- Convulsões;
- Emagrecimento;
- Vômito;
- Surgimento de úlceras na boca e no focinho;
- Entre outros sintomas.
Ao notar qualquer sinal ou comportamento estranho, o ideal é buscar a ajuda de um veterinário, que poderá solicitar exames apropriados para fazer o correto diagnóstico da doença, como ultrassom do abdômen, exames de urina e de sangue.
Como é o tratamento da insuficiência renal?
O tratamento da insuficiência renal canina consiste em estimular o funcionamento adequado dos rins, por meio de medicação, hidratação do organismo, dieta balanceada e com alimentos pastosos, suplementos e reposição hormonal. Casos avançados da doença podem exigir a internação do animal para a realização de um tratamento intensivo.
A insuficiência renal é uma doença crônica, ou seja, ela não tem cura. O cachorro diagnosticado com esta disfunção vai precisar de cuidados especiais por toda a sua vida, a fim de evitar o agravamento do quadro e garantir a qualidade de vida do pet. A boa notícia é que, com cuidados especiais, acompanhamento regular com o veterinário e muito amor, o cãozinho com insuficiência renal pode ter uma rotina com bem-estar!
Procure um veterinário e saiba mais!
Se você vem notando sintomas diferentes em seu pet e deseja tirar dúvidas e fazer um diagnóstico preciso, agende um preventivo sempre! Marque um horário com um de nossos nefrologistas especialistas em rins.
Aqui na Clinica Carinho de Bicho, seu filho de quatro patas vai ter um atendimento médico de alta qualidade, com os melhores veterinários da região. Temos unidades abertas 24 horas por dia na Vila Ema e no Parque Industrial, inclusive aos domingos e feriados. Faça contato!