Grávidas podem ter contato com gatos?

Toxoplasmose: mitos e perigos reais

Essa doença é causada pelo parasita Toxoplasma gondi, geralmente transmitido através das fezes de felinos.

As complicações trazidas pela infecção quase nunca são sentidas pela mãe. Porém, apresentam grande risco ao bebê, que pode nascer com problemas congênitos ou ser abortado.

A contaminação, como dito anteriormente, acontece pelo contato com as fezes do animal. Porém, o risco de o felino apresentar o parasita diminui se ele for criado dentro de casa e se alimentar apenas com ração.

Somente 1% dos gatos pode disseminar a doença. Isso porque os felinos apenas pegam a toxoplasmose se caçarem ou se alimentarem com animais infectados pelo parasita.

Além disso, suas fezes só podem contagiar alguém se ficarem expostas a altas temperaturas durante 2 dias ou mais.

Existem também outras formas de contágio que não envolvem o contato com o felino. A ingestão de alimentos crus e de má qualidade também pode transmitir a doença.

Portanto, é muito extremismo dizer que grávidas precisam se desfazer de seus bichinhos. Se houver higiene e cuidado, não há perigo nessa relação.

Cuidados para evitar a contaminação

Com alguns simples cuidados, as grávidas podem continuar mantendo a relação de amor e carinho com seus gatos. Separamos algumas dicas para ajudar na prevenção da doença:

1 – Durante o período de gestação, deixe outra pessoa da casa se encarregar de limpar a caixa de areia do felino. Se isso não for possível, use luvas de proteção e lave muito bem as mãos depois da limpeza.

2 – A limpeza da caixa de areia deve ser feita diariamente, isso evita que as fezes fiquem expostas por muito tempo.

3 – O ideal é manter os felinos dentro de casa. Assim, eles correm menos risco de se contaminar.

4 – Não o alimente com carne crua, dê preferência a alimentos cozidos e ração de qualidade.

5 – Lave bem as mãos antes das refeições e evite tocar a boca constantemente.

6 – Mantenha as vacinas do seu gato sempre em dia.

Além disso, é muito importante que a gestante realize a sorologia para toxoplasmose durante o acompanhamento de pré-natal. Seguindo esses cuidados é possível viver tranquilamente com o seu bichano durante a gravidez. Em caso de dúvidas, converse com o médico obstetra de confiança.

Caso precise de algum auxílio com seu felino, o Hospital Veterinário Carinho de Bicho, em São José dos Campos, está pronto para ajudar. Com profissionais e especialistas em diversas áreas, dedicamos muito amor e cuidado aos nossos pacientes. Agende uma consulta!

Confira mais conteúdos no nosso Instagram e Facebook.

Foto de Sunsetoned no Pexels

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

olhares do gato

Olhares do gato: quais são e como cuidar?

Você conhece todos os olhares do gato? Ele é um animal bem misterioso, mas também gosta muito de um carinho. Desvende aqui esse mistério e saiba como cuidar

Dengue em cães?

A transmissão de doenças pelo mosquito Aedes aegypti em cães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes