Cães e mau hálito parecem ser aliados durante toda vida, como Batman e Robin, Tintin e Milu… só que não. O mau hálito do cão pode indicar que existe um problema ou que seu cão adquiriu uma doença. Persistindo a situação, pode-se considerar que o animal sofre de problemas digestivos ou de gengiva, como a gengivite, sendo necessário visitar o veterinário.
Causas do mau hálito do cão
O mau hálito do cão, também chamado de halitose, pode estar relacionado a questões bem sérias de saúde e muitas vezes suas causas são ocultas.
A falta de higiene bucal ainda é o fator crucial para o surgimento do mau hálito, pois há o acúmulo de bactérias.
Segundo o site CachorroGato, cerca de 90% das vezes, o mau hálito é resultado da falta de higiene, resultando no acúmulo da placa bacteriana.
Indicadores de problemas mais sérios e relacionados à saúde podem ser percebidos decorrente do comportamento do animal. Ao apresentar dor oral, sangramento, dificuldade para comer ou engolir e depressão, é recomendado a procura de um especialista veterinário. A resolução do problema com medicação sem prescrição médica pode agravar a situação e ainda dificultar o diagnóstico do profissional.
Evitando o mau hálito do cão
Antes de tomar qualquer atitude de prevenção ou tratamento, visite o veterinário e receba todas as instruções de um profissional. Assim, seu cão estará mais seguro e você mais confiante para cuidar do seu fiel companheiro.
Mesmo assim, existem algumas ações que você pode fazer em casa para evitar. Afinal, o bafo canino não é nada agradável.
Seguem abaixo algumas dicas que a Carinho de Bicho separou especialmente para você:
Escove os dentes periodicamente
Nem todos os cães adoram uma escova de dente, mas é fundamental escovar várias vezes durante a semana. PetShops oferecem uma variedade enorme de tipos de escovas para cães, mas pode utilizar uma escova de dente infantil, desde que nunca usada. Sugerimos também o uso de enxaguante bucal para cães. Procure realizar os procedimentos desde filhote, por meio de brincadeiras e ações educativas e não como castigo.
Opte por comida seca
Ofereça ração seca, uma vez que os cães não escovam os dentes após a refeição. A escolha por alimentos menos úmidos permite a limpeza dos dentes. Deixe o bebedouro bem próximo, ao finalizar a refeição, além de se hidratar, o cão ainda enxágua a boca.
Produtos naturais
Outro truque é oferecer frutas e verduras. As hortaliças removem a placa bacteriana, ao mesmo tempo em que cuidam dos dentes e gengivas.
Presentinhos que ajudam
Os brinquedos, além de proporcionar felicidade ao animal – e muitas vezes te encher de baba rs -, é um grande aliado no combate contra o mau hálito do cão. Ao presentear seu amigo, prefira brinquedos de plástico e aperitivos como biscoitinhos, ossos para roer, entre outros.
Enquanto roe o brinquedo ou degusta o aperitivo, o cão estará limpando a boca, produzindo saliva e polindo os dentes. Priorize brinquedos fabricados com borracha natural ou nylon.
Não esqueça: a higiene bucal do cão depende muito da participação do dono. O mau hálito pode estar relacionado aos hábitos do animal e aos cuidados que ele recebe.
Fique por dentro das informações e dicas sobre o mundo incrível dos animais. Siga-nos nas redes sociais