Você é apaixonado por animais e está pensando em introduzir um novo pet na família? Se você já tem um cachorro e deseja adotar um gatinho, saiba que existem algumas dicas para que essa nova fase se concretize com mais tranquilidade.
Muitas pessoas acreditam que cães e gatos são inimigos e que não podem conviver pacificamente, mas isso é um mito! Diversas famílias compostas por cachorros e gatos vivem em plena harmonia e repletas de felicidade.
O convívio entre cães e gatos pode ocorrer de forma tranquila, basta que você ensine aos animais como dividir o espaço. A aproximação entre o cão e o gato deve acontecer de maneira natural. Para te ajudar, separamos algumas dicas importantes. Confira!
Como ter um cachorro e um gato convivendo com harmonia
Antes de começarmos as dicas para a boa convivência entre cães e gatos, é importante dizer que você vai precisar de paciência para fazer essa adaptação, principalmente se o seu cachorro estiver acostumado a viver sozinho com você e a receber todo o seu carinho e atenção.
A dica número um é trazer o gatinho para a casa ainda filhote, pois isso torna o processo muito mais tranquilo. Assim, fica mais fácil realizar o primeiro contato e a aproximação do pet com o seu cachorro.
A apresentação dos animais deve acontecer sem estresse, ou seja, não tente forçar uma aproximação. Deixe que os animais se conheçam e se reconheçam espontaneamente.
O ideal é que os animais não fiquem soltos e sozinhos nos primeiros dias. Você precisa estar preparado para fazer essa mediação, de preferência em um espaço controlado.
Deixe um dos animais isolado e permita que o outro ande livremente pelo cômodo, para que possa sentir o cheiro do novo membro da família. Em seguida, inverta os papéis e coloque o animal que estava isolado para andar pelo ambiente. Neste exercício, a ideia é fazer com que ambos os animais sintam os novos cheiros da casa e se acostumem.
O próximo passo é deixar seu cão cheirar o gatinho e ter um contato mais direto com ele. Para isso, mantenha o gato no seu colo, para protegê-lo. Nessa etapa, é importante que você faça carinho nos dois animais ao mesmo tempo, a fim de mostrar que os dois são amados e importantes.
Esteja preparado também para repreender os animais, caso um deles tente avançar no outro ou ocorra um rosnado nada amigável. Esse processo pode demorar alguns dias e, por isso, é preciso ter cuidado, paciência e respeito para promover interações supervisionadas entre os animais.
Depois dessa primeira fase, o processo de adaptação do cão e do gato vai acontecer naturalmente. Eles vão acabar se acostumando com a presença um do outro e podem até se tornar amigos.
Caso você precise de dicas mais personalizadas para fazer essa adaptação, converse com um veterinário. E lembre-se de levar os dois animais para consultas regulares, check-up de saúde e atualização das vacinas. O bom convívio entre um cachorro e um gato também exige que os dois estejam saudáveis, bem dispostos e felizes! Agende uma consulta na Clínica Carinho de Bicho, em São José dos Campos!