Dentes caindo em cães: isso é normal acontecer?

dentes caindo em cães

Os dentes do seu cãozinho caíram? Se ele for filhote, não se preocupe, assim como os humanos os cães também passam pelo processo de troca de dentição.

Porém, nem todos os casos são a troca dos dentes de leite. Se o seu cão for mais velho ou já está em uma idade avançada, ele pode estar com alguma doença odontológica. Para tirar todas suas dúvidas e entender mais sobre dentes caindo em cães, escrevemos este post especialmente para você:

 

– Troca de dentes

– Doenças odontológicas

      1. Como evitar

– Cães idosos

– Choques

– Como vai ser a alimentação sem o dente?

– Finalizando

 

Troca de dentes

 

Alguns tutores podem ficar preocupados com os dentes caindo do seu cão logo cedo. Mas, esse processo de dentição é natural. Os cães nascem desdentados e por volta das duas semanas de vida os primeiros dentes de leite começam a crescer.

A partir do terceiro a sexto mês começa a queda dos dentes. Alguns dos dentes podem acabar sendo engolidos pelo próprio cachorro ou apenas caem no chão. Se ele engolir algum, não vai fazer mal para ele.

Durante o processo de dentição pode acontecer do pet sentir um pouco mais de dor. Isso é normal já que o dente está crescendo, o recomendado é comprar brinquedos para ele morder e aliviar a dor.

 

 

Doenças odontológicas

 

Os dentes caindo em cães também podem ser causados por problemas odontológicos. Doenças odontológicas como a doença periodontal, atacam os ligamentos que seguram o dente. Dessa forma, o dente enfraquece e acaba caindo da boca do cão. Não só isso, com a gengiva exposta, a doença pode levar bactérias para dentro do organismo do seu bichinho.

As doenças mais comum são:

  • Placa bacteriana;
  • Tártaro;
  • Doença periodontal;
  • Tumor bucal.

Caso seu cãozinho esteja com os dentes caindo, apresenta dentes muito amarelados ou marrons, gengiva avermelhada ou sintomas preocupantes, leve-o ao veterinário. Ele pode estar com alguma doença e precisa ser tratado.

 

Como evitar

 

Para evitar esses problemas e garantir a saúde bucal do seu pet, o recomendado é escovar os dentes dele 3 vezes na semana. Utilizar a escova e pasta própria para uso animal. E faça uma consulta ao veterinário para uma melhor avaliação.

 

 

Cães idosos

 

Conforme os cães vão ficando velhinhos, é comum ser necessário a extração de alguns dentes. As causas mais comuns são o tártaro e pequenas inflamações que surgem na boca devido a baixa imunidade.

Nesse caso, a extração acaba acontecendo. Mas, é possível prevenir. Como dito anteriormente, uma escovação correta é a melhor opção para evitar os problemas odontológicos. As idas ao veterinário devem ser mais constantes para a prevenção.

Devido a idade avançada, determinados cachorros podem começar a tomar antibióticos e isso também afeta na dentição. Aumenta a chance de tártaros, por isso um acompanhamento especializado é necessário.

 

 

Choques

 

Esse é apenas um pequeno aviso aos tutores. Embora os dentes caindo em cães possa ser natural ou devido a doenças, também existe a possibilidade dele ter se chocado contra algo.

Fique de olho se ele estava brincando com algo ou com algum outro cão. Diferente das doenças, o sangramento do dente caído devido ao choque é localizado. Então dê uma examinada na boca do seu cãozinho. De toda forma, uma consulta no veterinário é importante. Precisa ser examinado e feita uma higiene no local.

 

Como vai ser a alimentação sem o dente?

 

O cão mesmo sem algum dos seus dentes pode se adaptar e conseguir ingerir alimento. Porém, é necessário a sua ajuda nesse caso.

Comer a ração normalmente pode machucar a gengiva dele, uma vez que não tem o dente no local. É preciso que seja trocado a ração dele por uma de menor tamanho ou que ela seja triturada para que não haja a mastigação. Dessa forma, ele pode se alimentar sem dificuldades.

 

Finalizando

 

Os dentes caindo em cães na fase de filhote é algo natural e acontece com todos os cachorros. Ninguém precisa ficar preocupado, o máximo a se fazer é comprar um brinquedo para aliviar o incômodo.

Agora, se o seu cãozinho já está em idade avançada, apresenta sintomas na boca e sente dificuldade na hora de comer, o veterinário é o primeiro lugar a visitar. Ele vai fazer os exames necessários e dar o diagnóstico.

Cuide sempre da saúde do seu pet, ele depende de você.

 

Fique por dentro das dicas sobre o mundo incrível dos animais. Siga-nos nas redes sociais

https://www.facebook.com/clinicacarinhodebicho/

 

Unidade Adhemar de Barros

(12) 99229-4517

(12) 3307-1658

Whatsapp Logo - PNG e Vetor - Download de Logo

Unidade Vila Ema

(12) 98857-1074

(12) 3937-5388

Whatsapp Logo - PNG e Vetor - Download de Logo

Unidade Parque Industrial

(12) 98895-1595

(12) 3937-5388

Whatsapp Logo - PNG e Vetor - Download de Logo

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes