Consulta pediátrica para pets: o que preciso saber?

Consulta pediátrica para pets: o que preciso saber?

Você conhece a consulta pediátrica para cães e gatos? A consulta é essencial para os animais, para os filhotes, em especial, esse momento é ainda mais importante. Além de examinar o novo integrante da família, o especialista também passa informações fundamentais aos seus tutores.

E para te ajudar a entender melhorar os tópicos abordados nesta consulta, listamos aqui cada um deles:

Vermifugação

A vermifugação é fundamental em todas as fases de vida do pet, mas para os filhotes, esse cuidado é ainda mais importante e pode evitar uma série de problemas.

O principal objetivo do vermífugo é manter o pet saudável, impedindo a proliferação de vermes em seu organismo. Uma vez presente no organismo do filhote, esses vermes podem causar inúmeros sintomas, como vômito, diarreia, fraqueza e perda de apetite.

Para saber a dosagem ideal de vermífugo para cada filhote e a frequência correta de administração, o médico veterinário analisa as características do animal, como peso e rotina. O uso correto desse medicamente é essencial para a proteção do pet.

Vacinação

Um outro tema muito importante e que deve ser discutido na consulta pediátrica do filhote é a vacinação pois previne contra diversas doenças como cinomose, parvovirose, leptospirose canina, coronavirose, entre outros.

Além disso, os filhotes têm a imunidade mais baixa, por isso, é essencial vacinar na idade certa e realizar os reforços adequadamente. O tipo de vacina e intervalo de tempo entre cada uma delas é recomendado pelo médico veterinário.

Alimentação

Indicar a ração mais adequada para o filhote, alertar sobre a quantidade ideal e a frequência diária a ser dada, são pontos de extrema importância que o profissional deve abordar com o tutor.

Próximas consultas

Visitar o especialista periodicamente auxilia na prevenção de doenças e pode ser determinante para um diagnóstico precoce do filhote. Não deixe de levar seu melhor amigo às consultas e seguir as recomendações de retorno do médico veterinário.

Outros cuidados especiais

Além disso, há outras recomendações de cuidados para os filhotes de cães e gatos:

  • Evitar passeios com o pet antes de finalizar as vacinas. O filhote só estará imune após a aplicação de todo protocolo vacinal recomendado pelo veterinário;
  • Importância do check up e exames de rotina;
  • Para algumas raças, a tosa é recomendada a partir dos 45 dias de vida. Vale verificar se esse é o caso do seu filhote;
  • A castração é um processo importante para a saúde do animal que evita doenças futuras. O especialista irá indicar quais as vantagens dessa cirurgia e quando fazer. 

Estamos esperando a sua visita!

Traga seu filhote para o nosso Hospital Veterinário Carinho de Bicho. Estamos prontos para fazer a consulta pediátrica do seu pet a qualquer hora do dia.

Nossos Hospitais ficam em São José dos Campos no Vila Ema e Parque Industrial. Conte conosco!

Parque Industrial

(12) 3937-5388

(12) 98895-1595

Vila Ema

(12) 3911-6269

(12) 98857-1074

Adhemar de Barros

(12) 3307-1658

(12) 99229-4517

Foto de Poodles 2Doodles no Pexels

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes