Conheça os sinais que podem indicar que seu cão não está bem

Os cães são sempre cheios de energia e vitalidade. Eles estão sempre em busca de novas brincadeiras, petiscos e carinhos de seus tutores. Por isso mesmo, não é difícil identificar quando o cachorro não está bem. Basta que ele fique um pouco apático, sem disposição e sem apetite para sabermos que alguma coisa está errada!

Mas existem outros sinais bastante característicos que podem indicar que seu cão não está bem de saúde. Listamos neste artigo os principais sintomas e comportamentos aos quais você deve se atentar ao avaliar o estado geral de saúde do seu pet. Confira!

Como perceber que algo está errado com seu cachorro

Nossos cães são bastante sensíveis a qualquer tipo de alteração em seu organismo. Por isso, quando uma doença se manifesta, é comum que os sintomas apareçam rapidamente, principalmente na forma de perda de peso e falta de apetite. Veja outros sinais de alerta:

1 – O cachorro fica mais cansado e com uma apatia estranha – Quando o seu pet estiver mais cansado do que o normal, amuado e com uma apatia estranha, ou seja, quando não responde prontamente aos estímulos, você pode ter certeza de que algo está errado. Quando os cães não estão se sentindo bem, eles tendem a se esconder em um cantinho da casa, para ficarem isolados. Este é um sinal bem característico e também um alerta de que o veterinário deve ser consultado.  

2 – Falta de apetite – Um cachorro que recusa um petisco, com certeza, está com algum problema. Se você notar que seu animal não está comendo como de costume, procure um veterinário rapidamente. Isso pode indicar febre ou outros tipos de doenças. 

3 – Xixi em locais inusitados – Se o seu cachorro está habituado a urinar em locais específicos e, de repente, ele começa a fazer xixi em lugares inusitados, saiba que isso pode ser um indicativo de incontinência urinária, diabetes, problemas renais ou infecções. Neste caso, leve seu melhor amigo para uma consulta de rotina. 

4 – Vômito e diarreia – A ocorrência de vômitos e diarreia pode indicar um mal-estar passageiro, causado por algo que o cachorro tenha comido, mas também pode ser um sinal de doenças mais graves, como intoxicação, envenenamento e infecções. Se isso acontecer com seu pet, leve o cão imediatamente para o veterinário. Lembre-se também que vômitos e diarreias por períodos prolongados causam uma rápida desidratação no animal. 

5 – Pelos caindo – Se a pelagem do seu cachorro começar a cair muito intensamente, saiba que isso também pode ser um sinal de doença, principalmente de infecções e problemas endocrinológicos, como disfunções hormonais, por exemplo. 

Fique sempre atento ao comportamento do seu cão. Assim, fica mais fácil perceber os sinais de que algo não está certo e procurar o veterinário o mais rápido possível, pensando sempre no bem-estar e na saúde do animal. Traga seu pet para uma consulta na Clínica Veterinária Carinho de Bicho, em São José dos Campos, e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre as doenças mais comuns que podem afetar a qualidade de vida do seu filho de quatro patas!

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

olhares do gato

Olhares do gato: quais são e como cuidar?

Você conhece todos os olhares do gato? Ele é um animal bem misterioso, mas também gosta muito de um carinho. Desvende aqui esse mistério e saiba como cuidar

cuidados ao viajar com o pet

5 cuidados ao viajar com o pet: fique atento

Qual dono não adoraria levar seu pet em todas as viagens, não é? Mas, existem cuidados ao viajar com o pet que precisam ser tomados. Clique aqui e confira todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes