Catarata ou esclerose do cristalino?

Saiba qual a diferença entre esses dois problemas oculares, quais os sintomas e tratamentos adequados.

As doenças oculares fazem parte da vida de alguns cães. Por apresentar sintomas muito semelhantes, alguns tutores ficam em dúvida sobre qual problema está afetando seu amigo canino.

Entre as doenças que mais causam dúvidas estão a Catarata e a Esclerose do Cristalino. Aprenda mais sobre cada um dos desses problemas, como identificá-los e, claro, como é o tratamento.

Tudo sobre a Catarata Canina

A Catarata é uma doença que pode afetar os cães de todas as idades. Ela é mais comum entre os idosos, mas o aparecimento também é possível durante os outros períodos da vida. Todas as raças podem sofrer com essa doença, mas algumas têm uma predisposição maior, são elas: Golden Retriever, Schnauzer, Cocker Spaniel, Yorkshire Terrier e Poodle.

Entre os sintomas que mais chamam atenção dos tutores está a mudança na cor dos olhos do seu pet. O cristalino se torna mais opaco. Além disso, pode afetar os dois olhos ou apenas um.

Os animais afetados também podem apresentar dificuldade de locomoção e a batida em móveis ou objetos da casa.

Essa doença pode ser causada por alguns motivos, entre as razões mais frequentes estão os traumas e o envelhecimento. Cães que sofrem algum tipo de colisão podem ter um rompimento e consequente vazamento do cristalino. Quando isso ocorre é comum que haja inflamações e aumento da pressão ocular, causando a doença.

Uma outra causa é a rigidez natural que acontece com a idade. Por esse motivo, muitos cães idosos apresentam essa doença. Além disso, também é comum que esse problema afete animais diabéticos.

Quanto ao tratamento, o mais indicado é levar o pet ao médico veterinário o quanto antes. Se descoberta no início as chances da doença comprometer seriamente o animal são menores.

E entre o método usado para tratar esse problema está a cirurgia, mas mesmo sendo uma ótima opção, ela não é recomendada em todos os casos, por isso é fundamental a avaliação de um especialista.

Tudo sobre a Esclerose do Cristalino

Já a Esclerose do Cristalino, mesmo também afetando a cor dos olhos dos animais, é uma doença diferente, mais comum e menos agressiva. Normalmente, ela afeta cães com 6 anos ou mais.

A principal mudança sofrida por animais que têm esse problema é o endurecimento da lente do olho. A tonalidade da região também muda, ficando acinzentada. Por causa esse sintoma, essa doença ficou popularmente conhecida como “olho velho”.

Diferentemente da Catarata, a Esclerose Canina não causa cegueira, é possível que haja alterações na visão do animal, mas a mudança é leve.

O diagnóstico desse problema é relativamente simples. Depois de verificar a alteração no pet, o tutor deve levá-lo imediatamente ao médico veterinário especializado. No próprio consultório, após uma análise é possível determinar se o cão está realmente com Esclerose ou outra doença. Também vale dizer que esse problema não requer cirurgia ou outro tipo de tratamento.

Seu pet está com alteração na visão? Procure nossos Hospitais!

Se o seu amigo canino apresentar qualquer mudança nos olhos, não deixe de procurar nossos Hospitais Carinho de Bicho. Ficamos em São José dos Campos no Vila Ema, São Dimas e Parque Industrial.

Tudo é feito com muito amor e carinho, focando sempre na qualidade de vida e no bem-estar do seu pet. Esperamos vocês!

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes