Bola de pelo em gatos, é normal?

Os tricobezoares gástricos, termo científico para bola de pelo, podem ser extremamente prejudiciais aos gatos. Veja quando esse problema se torna um risco.

Um dos problemas comuns entre os gatos são as bolas de pelo. Mas mesmo sendo uma realidade frequente na rotina dos felinos, elas podem causar danos e até desregular o sistema digestivo do pet.

E para ajudar os tutores a entender melhor sobre esse problema, selecionamos as informações principais sobre a bola de pelo, como identificar casos mais graves e como tratar. Confira!

Afinal, o que é a bola de pelo?!

As bolas de pelo, nome comum para os tricobezoares gástricos, são as massas sólidas que ficam no estômago do pet. Elas são formadas por diferentes elementos, mas principalmente por meio do pelo do próprio animal.

Isso acontece porque um dos costumes mais frequentes entre os felinos é a higienização com lambidas. Depois de usar as papilas para desembaraçar os pelos, é comum que os gatos acabem ingerindo a pelagem e, consequentemente, sofram com uma formação sólida no estômago. 

Como ela é eliminada?!

De diferentes maneiras. As principais são através das fezes e do vômito. Mas quando o acúmulo acaba sendo muito frequente ou em grande quantidade, o animal tem dificuldades em eliminar essa massa.

Em casos mais graves, a bola de pelo pode causar um bloqueio no estômago do animal, causando uma série de sintomas desagradáveis e quem trazem riscos à saúde e ao bem-estar do felino.

Entre os sintomas apresentados pelos animais que sofrem com esse problema estão:

  • Barriga inchada;
  • Diarreia ou constipação;
  • Falta de apetite;
  • Vômitos frequentes;
  • Mudança de comportamento, como apatia;
  • Cansaço excessivo.

Quando o gato apresenta esses sinais é importante que o tutor leve o pet imediatamente ao médico veterinário. A remoção rápida dessa massa é fundamental para a saúde do animal.

Como evitar esse problema?!

Para evitar que os felinos sofram com a bola de pelo é importante seguir algumas orientações, como escovar o animal com frequência. Mas vale dizer que os gatos só se sentem confortáveis com escovação no sentido da cabeça para a cauda.

Também é fundamental que o animal tenha acesso contínuo a água fresca. Busque um bebedouro atrativo para seu gato. A hidratação é fundamental para a saúde intestinal do pet.

Uma outra maneira de evitar o problema é buscando no próprio mercado especializado produtos que impedem a formação de bolas de pelo volumosas. Hoje é possível encontrar petiscos, suplementos, pastas orais e até snacks que evitam essa formação sólida.

E por último, mas não menos importante, leve seu pet frequentemente ao veterinário. O acompanhamento contínuo do animal evita que um problema simples acabe se tornando algo mais grave ou que traga riscos ao felino.

Estamos esperando por vocês!

E quando o assunto é consulta de rotina, conte com a nossa equipe de especialistas. Nós do Hospital Veterinário Carinho de Bicho atendemos nossos pacientes com todo amor e carinho.

Nós estamos à disposição dos tutores e pets 24 horas por dia. Nossa equipe está preparada para atender as mais diferentes emergências médicas que seu amigo possa precisar.

Nossos hospitais ficam em São José dos Campos. Contamos com unidades no Vila Ema, Parque Industrial e São Dimas. Conte com a gente!

Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/gato-amarelo-e-branco-57416/

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes