Limpar os olhos do pet é importantíssimo para manter a saúde e bem estar do seu amiguinho. Já foi dito e citado em outros posts como cuidar dos olhos do seu pet, mas é um assunto que queríamos explicar mais a você. Afinal, quando se trata de saúde, todo cuidado é pouco.
Os olhos dos animais merecem cuidados assim como qualquer outra parte do corpo. Higienizar e limpar os olhos do pet evita o acúmulo de sujeira e secreções (remelas). Dessa forma, garante que o pet não desenvolva doenças oculares. Vamos começar então explicando sobre os tipos de secreções:
- Remelas normais
- Remelas dentro do olho
- Remelas verdes
- Como limpar os olhinhos
Remelas normais
Esse tipo de secreção é normal para o animal. Assim como surgem em nossos olhos após horas de sono, neles ocorre o mesmo. Então não há motivos para se preocupar com seu bichinho.
Ela tem aparência branca e geralmente é mais dura, localizada para fora do olho. Para removê-la é um processo simples. Apenas pegue uma gaze seca e passe com delicadeza, caso ela não saia, umedeça um pouco com água morna ou soro fisiológico.
Mas, atenção: nunca use a mesma gaze para limpar os dois olhos. Dessa forma evita a transmissão de possíveis bactérias.
Remelas dentro do olho
Também não representa nenhum tipo de doença, porém é uma área muito sensível. Por estar no interior do olho a limpeza deve ser feita com muita cautela para evitar machucar o animalzinho. Portanto, limpar os olhos do pet, nesse caso, utiliza-se a gaze da mesma maneira, mas com muito cuidado.
Remelas verdes
Quando se apresenta secreções nesse tipo, verdes, consistentes, juntamente com olhos irritados e avermelhados, fique atento. Esses sinais podem indicar alguma infecção ou conjuntivite, por isso não tente limpar os olhos do pet muito menos medicá-lo sem prescrição.
Leve-o ao veterinário assim que perceber esses sinais. O tratamento para a conjuntivite é simples, mas precisa ser diagnosticado e receitado por um especialista.
Como limpar os olhinhos
Vamos ao passo a passo para cuidar da saúde do seu bichinho:
- Pegue uma gaze limpa;
- Umedeça a gaze em soro fisiológico ou água morna;
- Passe a gaze levemente por cima dos olhos fechados do seu pet, sem apertar ou esfregar;
- Repita algumas vezes ou até sair as secreções;
Limpar os olhos do pet pode ser um processo simples, porém existem algumas dicas muito importantes:
- Após a limpeza, recompense o bichinho com petiscos, assim ele associa com algo positivo;
- Não utilize água boricada para a limpeza. Ela contém pequenos cristais que com o tempo podem causar lesões nos olhinhos;
- Comece a limpeza desde filhote, para que assim ele se acostume;
- Nunca force ou pegue seu bichinho desprevenido. Ele se assustará e ficará nervoso.
Hábitos que fazem mal
Existem alguns hábitos que nós, humanos, fazemos e que pode afetar a saúde do nosso amigo depois. Por exemplo, fazer passeios de carro com a janela aberta, fumar perto deles, ar condicionado ligado o dia todo, entre outros.
Essas rotinas podem fazer com que o pet desenvolva infecções ou outras doenças. Portanto, cuide para que os olhinhos estejam sempre bem.
Finalizando
Os olhos do seu bichinho precisam de cuidados especiais assim como os seus. Eles podem desenvolver doenças que levam à cegueira. Por isso levá-lo ao veterinário e fazer a limpeza em casa pelo menos duas vezes na semana é tão importante.
A saúde do seu pet está nas suas mãos. Não espere até algo acontecer, previna já.
O que você achou das nossas dicas? Comente embaixo e divida sua opinião com a gente 🙂
Fique por dentro das dicas sobre o mundo incrível dos animais. Siga-nos nas redes sociais
3 respostas
Sempre é muito bom saber como cuidar desses bichinhos queridos.Eu amo minha Nina.
Ficamos felizes em ajudar, Dulcimara 💙 Beijos na Nina 🥰
Que demais, Dulcimara 💙 Beijos na Nina 🥰