Ano novo: meu cão tem medo de fogos de artifício, e agora?

Todo final de ano é a mesma coisa: os tutores de pets ficam preocupados com a reação dos bichinhos em consequência dos fogos de artifício. Apesar de sabermos que já existem fogos silenciosos, que preservam o bem-estar dos animais, muitas pessoas ainda insistem em usar materiais que fazem barulho.

O ano novo deve ser motivo de celebração, e não de preocupação. Por isso, se o seu pet tem medo dos fogos de artifício, vamos apresentar algumas dicas que podem ser úteis nesta época do ano. O objetivo é evitar o sofrimento dos pets e ter momentos de muita felicidade e união em família! Pensando nisso, separamos algumas dicas para vocês:

Não o deixe sozinho: O primeiro ponto que merece ser destacado é que o cão não deve ficar sozinho na virada de ano, muito menos preso. Estar em contato com os tutores pode ajudar a tranquilizar o pet, mas saiba que não é recomendado abraçar ou pegá-lo a força nesses momentos, o ideal é deixa-lo à vontade.

Passe segurança ao seu filho de quatro patas usando comandos e comunicações feitos no tom de voz habitual. Ofereça petiscos ao seu melhor amigo na hora da queima de fogos e mantenha as janelas fechadas para abafar um pouco o som.

Portas e janelas: Certifique-se que as portas e janelas estão fechadas e trancadas, pois no momento do medo, a reação do seu pet pode ser de fugir. Além disso, quando elas estão fechadas ajudam a minimizar o som dos fogos de artifício.

Medicamentos: Alguns calmantes podem ser indicados para cães que têm medo de fogos de artifício, mas é imprescindível que esse medicamento seja prescrito por um médico veterinário, ou poderá causar grandes riscos à saúde do seu amigo peludo. Cuidado!!

Técnica Tellington Touch: Essa técnica consiste em colocar uma faixa em partes estratégicas do corpo do cachorro. A atadura faz com que o pet se sinta mais protegido e seguro. A faixa, pano ou bandagem deve ficar bem presa ao corpo do pet, mas sem apertar. Existem vídeos no Youtube que ensinam como realizar adequadamente.

Prepare um ambiente tranquilo: Seu pet precisa se sentir seguro para encarar os fogos com tranquilidade. Por isso, prepare um ambiente confortável para ele, e se achar necessário coloque também uma playlist que você pode encontrar no Youtube, de músicas que acalme os cães.

Por que os fogos de artifício são prejudiciais aos cães?

Os fogos de artifício convencionais emitem sons extremamente altos, que causam um estresse excessivo para os pets. Alguns cães ficam com tanto medo que passam a manifestar sintomas físicos, como vômitos e tremores.

O prejuízo emocional também é grande, fazendo com que os bichinhos desenvolvam traumas que levam para a vida toda.

Os cães têm tímpanos sensíveis e eles escutam tudo nos mínimos detalhes, já que sua audição é aguçada, até quatro vezes melhor do que a dos seres humanos. Agora, imagine o que é para eles ouvirem o interminável som da queima de fogos de ano novo. É um verdadeiro pesadelo!

Entre os problemas físicos e psicológicos que os fogos de artifício podem trazer para os cães, podemos citar:

  • Ataque cardíaco;
  • Agressividade;
  • Tremores;
  • Vômitos;
  • Traumas;
  • Machucados e lesões;
  • Automutilação;
  • Laceração no tímpano;
  • Convulsões;
  • Entre outros.

Em caso de dúvidas, entre em contato e agende uma consulta com os especialistas do Hospital Veterinário Carinho de Bicho, assim você poderá conferir qual a melhor técnica para que seu amigo peludo não passe por esse estresse nos momentos das queimas de fogos, e assim todos terão uma virada de ano mais tranquila e feliz.

Desejamos a todos um novo ano cheio de paz, amor, realizações e CARINHO. Contem conosco!

Photo by Egor Lyfar on Unsplash

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes