Ter uma alimentação saudável é o desejo de muitas pessoas. Mas sabia que muitos alimentos considerados de qualidade aos humanos, podem somar uma série de perigos aos cães e gatos?
O organismo humano é completamente diferente do organismo animal. Por isso, antes de oferecer ao seu pet um alimento considerado saudável, lembre-se de conversar com o médico veterinário e tirar todas as dúvidas.
Mas quais alimentos fazem mal para os pets?
Uma série de alimentos devem ser evitados quando o assunto é alimentação canina e felina. Alguns, se ingeridos em grande quantidade, podem causar sérios problemas a saúde dos nossos amigos de 4 patas.
Entre os alimentos que não são indicados para os cães e gatos, estão:
- Produtos Lácteos;
- Temperos, como cebola e alho;
- Algumas frutas, como uva e abacate;
- Chocolate;
- Cafeína e açúcar.
Pode parecer contraditório, mas os produtos lácteos não devem fazer parte da rotina alimentar dos cães e gatos adultos. Essa bebida é oferecida a alguns animais durante a fase de amamentação, mas depois desse período, ele deve ser completamente retirado do cardápio do seu pet.
Se consumido durante a vida adulta, os produtos lácteos podem causar diferentes danos gastrointestinais, além de provocar sintomas desconfortáveis, como diarreia e vômito.
Os temperos, como alho e cebola são capazes de destruir as células de defesa do organismo, uma vez que possuem sulfóxido e dissulfeto em sua composição.
Um outro erro comum é oferecer aos pets diferentes frutas, já que para nós é um alimento saudável. A uva, por exemplo, é altamente tóxica, pode causar danos irreversíveis nos rins, enquanto o abacate pode provocar complicações no sistema digestivo, uma vez que é um alimento rico em gordura.
Para finalizar, é essencial incluir nessa lista de alimentos proibidos o chocolate, a cafeína e o açúcar. Esses produtos somam uma série de malefícios para o organismo dos cães e gatos, podendo causar alterações intestinais, cardíacas e, inclusive, cerebrais.
Quais os sintomas de intoxicação?
Os sintomas dependem muito do que foi ingerido, mas a maioria dos quadros de intoxicação apresenta sinais agudos dentro de pouco tempo. Entre os sintomas mais comuns estão:
- Vômito;
- Apatia;
- Dor abdominal;
- Perda de apetite;
- Diarreia.
Em casos mais graves o seu pet pode apresentar até convulsões, portanto fique atento a qualquer alteração e não deixe esses alimentos no alcance deles.
O importante é procurar imediatamente por um médico veterinário, no nosso Hospital Carinho de Bicho, o atendimento é 24 horas!!
Contamos com unidades no Vila Ema, Parque Industrial e São Dimas. Procure a opção mais próxima de você, entre em contato e agende uma consulta! Teremos o maior carinho e amor ao atender seu pet!
Foto de Dina Nasyrova no Pexels
Unidade Adhemar de Barros
(12) 3307-1658
Unidade Vila Ema
(12) 3937-5388
Unidade Parque Industrial
(12) 3937-5388