Todos os cães precisam de uma escovação correta para seus dentes. Embora muitos achem que o mau-hálito é comum entre os cães, muitas vezes pode ser sinal de alguma doença. Por isso levá-los no veterinário para uma examinação é importante para a saúde do seu bichinho.
Porém, existem algumas raças que precisam de uma atenção maior. Essas raças possuem uma predisposição para ter doenças odontológicas. Mesmo com o tratamento correto precisam de um acompanhamento maior para evitar que essas doenças permaneçam. Aqui listamos as raças que mais apresentam problemas odontológicos caninos para que você cuide bem de seu pet:
Chihuahua e Pinscher
Por possuírem a boca muito pequena, sofrem com dentes amontoados (conhecidos como dentes encavalados). Causando dor, inchaço e o acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Caso eles estejam mastigando de apenas um lado, pode ser um indício das dores.
Grupo toy e cachorros pequenos
Cachorros como Lulu da Pomerânia, Yorkshire, Poodle, Cavalier King Charles Spaniel, Maltês, entre outros, possuem mau-hálito crônico. Devido os dentes pequenos e pouco espaço, dificulta a percepção dos problemas odontológicos caninos e a chegada da escova nos pontos certos. Aumentando a formação de cárie e gengivite.
Focinhos achatados
Ou cães braquicefálicos, por mais bonitos e engraçadinhos que eles sejam, eles possuem uma das piores arcadas dentárias. Eles tem uma maior tendência a desenvolver a doença periodontal. No início é apenas uma gengivite mas, se não tratada, pode se agravar e não ter mais cura.
Pastor-de-Shetland
Por conta do focinho comprido e fino, eles possuem problema na estruturação e formação dentária. Causando uma mordida errada, nascimento anormal de incisivos na boca e falta de alguns dentes.
Maltês
Além do mau-hálito crônico citado acima, o Maltês, também possui o prognatismo mandibular. Que é quanto a mandíbula é projetada para frente. Outra predisposição também, é que ele perde os dentes de leite até os cinco meses de idade, enquanto os outros levam apenas três.
Galguinho Italiano
Os cães dessa raça, também conhecidos como Italian Greyhound, a partir dos dois anos de idade já começam a ter a doença periodontal. Podendo causar mau-hálito, perda de dentes, exposição das raízes e outros problemas odontológicos caninos.