Seu cachorro apresenta mau hálito? O famoso bafo de onça pode ser consequência da ausência de higiene bucal. Por outro lado, pode ser sintoma de problemas de saúde do seu bichinho de estimação. O bafo forte é o principal sintoma da doença periodontal. Doença que pode causar a perda dos dentes e inflamações cardíacas, renais e hepáticas.
Essa disfunção é mais comum em cães acima dos três anos e é causado pelo acúmulo de bactérias. Por efeito, há a deterioração dos tecidos que sustentam dentes, como a gengiva e o osso alveolar.
Bafo e a doença periodontal
Melhor prevenir do que remediar. Este é o ditado que mais se aplica nessa situação. A escovação e cuidados com a higiene bucal impedem que o animal sofra de doenças no futuro.
Assim como em pessoas, algumas doenças caninas são imperceptíveis, pois são causadas por bactérias no interior da boca. Nestes casos, o “bafo” é o único sinal no qual percebe-se que algo está errado com o animal.
Em situações onde o odor se apresenta de forma controlada, a escovação pode ser a solução do problema. Tornando frequente e mais intenso o “bafo” do animal, é recomendada a visita ao veterinário. É importante ressaltar que o exame oral regular pode diagnosticar doenças com antecedência, aumentando as chances de tratamento sem complicações
Cães com mais de três anos são mais propícios a contrair doenças periodontais, bem como cães miniaturas. Fique atento em sinais como cálculo dental (tártaros), salivação excessiva, dentes mal posicionados ou dificuldade em mastigar e engolir ou comer.
Quais os riscos para o cachorro?
Apresentando somente o acúmulo de tártaro, a limpeza dos dentes é o procedimento ideal e deve ser feito por um profissional. Em casos mais severos causados pelo acúmulo de bactérias, deve haver um diagnóstico médico para iniciar o tratamento.
O aparecimento de corpo estranho pode causar grandes danos no animal, ocorrendo inflamação local ou em outros órgãos. Sendo inflamação local, retira-se o objeto e há o acompanhamento por medicação. Em alguns casos, é necessária a extração do dente ou tratamento com veterinário especialista em odontologia.
Havendo a existência de tumores, é indispensável a histopatologia (identificar o tipo de tumor). Em caso de doença pulmonar ou renal, é obrigatório o diagnóstico do médico veterinário. Após identificado a doença, é recomendado o tratamento específico.
Tranquilizando um pouco os donos, outro motivo para o “bafo” do cachorro é a troca de dentição, quando filhotes. Este é um processo fisiológico e acontece entre os 4 e 6 meses de idade.
O “bafo” animal é normal, quando menos intenso, afinal, os cachorros não escovam os dentes após as refeições. Mas toda atenção é necessária quando apresentam odor com mais frequência e intensidade. Previna seu peludo de complicações futuras e cuide da higiene bucal combinando com visitas regulares ao veterinário.
Fique por dentro das informações e dicas sobre o mundo incrível dos animais. Siga-nos nas redes sociais
https://www.facebook.com/clinicacarinhodebicho/Unidade Adhemar de Barros(12) 99229-4517
(12) 3307-1658
Unidade Vila Ema(12) 98857-1074
(12) 3937-5388
Unidade Parque Industrial(12) 98895-1595
(12) 3937-5388
Você tem costume de levar o pet ao veterinário? Pois saiba que é importantíssimo ter esse hábito. Leia aqui e saiba muito mais para manter seu pet saudável!