Você sabe o que é a remoção e limpeza de tártaro em cães ? Não? Mas, você escova os dentes do seu cão, certo? Não?! Recomendamos que você comece imediatamente. A falta de escovação nos dentes causa diversos problemas ao seu cãozinho, podendo até levar bactérias ao organismo. Problemas odontológicos são mais comuns do que imaginamos e devemos prevenir cuidando da saúde bucal deles.
Mas, caso seu pet já esteja em um estágio avançado, ele precisa fazer um tratamento para evitar o agravamento do problema. A remoção e limpeza de tártaro em cães, é um dos procedimentos mais conhecidos para saúde bucal canina. Sendo essencial para manter o cão saudável, é altamente procurado e hoje vamos tirar suas dúvidas sobre o tratamento.
- Afinal, o que é tártaro?
- O tártaro é tão ruim assim?
- Como funciona a limpeza de tártaro em cães?
- Previna os tártaros
Afinal, o que é tártaro?
Antes de falarmos sobre a limpeza de tártaro em cães, precisamos falar sobre o que é o tártaro.
Tártaro (ou cálculo dentário) é a calcificação da placa bacteriana nos dentes do cão. Ou seja, a placa bacteriana vai se acumulando e as bactérias produzem toxinas que podem também causar gengivite. Com esse acúmulo da placa e, falta de escovação, a placa endurece (calcifica) formando o tártaro. Lembrando que, quanto menos escovação, mais ele calcifica e mais difícil fica para remover.
O tártaro é tão ruim assim?
O tártaro, se não tratado logo no início, pode causar a doença periodontal. Essa doença, não tem cura apenas tratamento. Ela ataca os tecidos que suportam os dentes, causando a queda deles e ferimentos na gengiva. Caso as bactérias entrem no organismo, elas podem causar a morte do seu cão, pois vão para os órgãos vitais: o fígado, rins e coração.
Como funciona a limpeza de tártaro em cães?
A limpeza e remoção de tártaros, deve ser feita em uma clínica veterinária especializada, pois o seu bichinho é anestesiado para o procedimento.
O veterinário faz uma avaliação bucal, pois em alguns casos é necessária a remoção de dentes muito danificados. O procedimento começa com a raspagem do tártaro por um aparelho de ultrassom dentário. Removendo toda a placa que se encontra acumulada. Feita a raspagem, os dentes do seu pet são polidos, deixando eles mais lisos para evitar a volta do acúmulo de placa.
Previna os tártaros
Mesmo com a remoção e a limpeza de tártaro em cães, prevenir é melhor que remediar. Então, cuide bem da saúde bucal do seu bichinho. Compre a escova e pasta de dentes ideal para ele e faça as escovações no mínimo 3 vezes na semana.
Para auxiliar, existem biscoitinhos que previnem o acúmulo de placa bacteriana e que seu cãozinho pode comer. Mas, é apenas um auxílio, a escovação é o melhor método para se prevenir. E lembre-se, ao menos 1 vez por ano leve seu pet ao veterinário para uma avaliação completa.
Tem mais alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários
Siga-nos nas redes sociais
https://www.facebook.com/clinicacarinhodebicho/