Não dê esses alimentos de festa junina ao seu pet!

Entenda por que os alimentos das festas juninas e julinas podem ser prejudiciais aos pets.

Uma das comemorações mais esperadas durante o ano é a festa junina – ou julina, dependendo do mês que for realizada -. Além das quadrilhas, músicas e brincadeiras, essas confraternizações também são conhecidas pelos alimentos temáticos.

E entre as opções do cardápio dessa festa estão os caldinhos, frituras, doces e lanches. Mesmo sendo alimentos saborosos, eles não são recomendados aos cães e gatos. Entenda o motivo!

Cuidados especiais com as festas juninas

Diferentemente dos seres humanos, os pets têm um organismo muito sensível a diferentes componentes do dia a dia culinário. Por isso, durante as festas juninas, o cuidado deve ser redobrado com a alimentação dos nossos melhores amigos.

Entre os alimentos temáticos proibidos para os pets estão:

  • Doces em geral;
  • Maçã do amor;
  • Bolinho caipira;
  • Pastel;
  • Caldinhos;
  • Cachorro-quente;
  • Crepe;
  • Pipoca;
  • Entre outros

Um dos ingredientes presentes em grande parte desses alimentos é o açúcar. Incluí-lo na dieta dos animais causa uma série de malefícios aos pets, entre as desvantagens estão o ganho de peso, desregulação da taxa glicêmica, tártaro, diabetes, entre outros problemas.

Um outro componente também presente no cardápio junino são as frituras. Alimentos fritos são extremamente prejudiciais aos animais. Seu consumo pode causar uma série de doenças a curto, médio e longo prazo.

Logo depois de consumir alimentos fritos os pets podem sofrer com diarreia, vômito e dor no estômago. Ao longo do tempo esses sintomas podem dar origem a uma gastrite, pancreatite e até dificuldade respiratória, diminuindo a estimativa de vida e o bem-estar do cão ou gato.

Já os outros alimentos, como cachorro-quente e crepe podem ter em sua composição ingredientes prejudiciais, como molhos, temperos e até chocolate, um elemento tóxico e perigoso para os pets.

Por fim, as festas juninas ainda contam com pipoca. Mesmo parecendo um alimento leve e saudável, ela deve ser evitada. Se ingerida pelos animais, ela pode causar engasgos e outros sintomas.

Nas comemorações juninas a pipoca sempre vem combinada com temperos, óleo e manteiga, por isso é importante ficar atento e evitar.

Meu pet comeu! E agora?!

Se mesmo com todos esses cuidados seu pet acabar consumindo algum alimento junino, fique atento aos sinais. Observe o comportamento do animal, seus sintomas e possíveis problemas.

Também é aconselhável levar o seu melhor amigo para uma avaliação profissional. O médico veterinário saberá indicar quais procedimentos e tratamentos podem e devem ser feitos em seu cão ou gato.

Procure nossa equipe

Para que seu pet receba o atendimento que merece, busque o Hospital Veterinário Carinho de Bicho. Estamos de portas abertas 24h por dia para receber você e seu animal.

Toda equipe irá tratar seu cão ou gato com carinho e amor. Nosso hospital fica em São José dos Campos. Contamos com unidades no Vila Ema, Parque Industrial e São Dimas. Confira a opção mais próxima para você e conte com a gente!

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

olhares do gato

Olhares do gato: quais são e como cuidar?

Você conhece todos os olhares do gato? Ele é um animal bem misterioso, mas também gosta muito de um carinho. Desvende aqui esse mistério e saiba como cuidar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes