Você sabe os principais cuidados no transporte de felinos?

O transporte de felinos costuma ser uma tarefa complexa para os tutores. Muitos gatos acabam se sentindo desconfortáveis, incomodados ou até com medo durante esse processo.

E para tornar o transporte um momento mais agradável para eles, alguns cuidados especiais devem ser tomados. Abaixo citamos alguns deles. Confira!

Afinal, por que é tão difícil transportar um felino?

Os felinos tem tendência de não gostarem do transporte justamente pela forma como eles são levados de um local para o outro. Diferentemente dos cães, os gatos precisam ser transportados com o auxílio de uma caixa apropriada.

Como a caixa acaba não sendo usada todos os dias pelo gato, muitos felinos sentem medo do objeto, o que dificulta sua entrada nesse ambiente fechado e pouco utilizado.

Além disso, muitos gatos tem traumas associados a caixa, uma vez que elas costumam só ser utilizadas para a ida ao veterinário ou outro lugar não muito comum ao felino.

E como tornar o transporte mais confortável e seguro?

Para transformar o momento do transporte em algo tranquilo e confortável para nossos felinos, vale seguir alguns cuidados. Veja quais são eles e aplique essas dicas na rotina do seu companheiro:

  • Use as caixas de transporte no dia a dia, não só quando for levar ao veterinário: um cuidado imprescindível é deixar a caixa de transporte no ambiente em que o gatinho fica, assim ela se torna mais familiar e comum para o felino, permitindo que ele saia e entre quando quiser da mesma;
  • Inclua brinquedos dentro da caixa: grande parte dos gatos tem um perfil curioso e ver seus itens de diversão dentro desse ambiente pode acabar tornando o acesso mais simples e confortável;
  • Prefira caixas com abertura superior: esse tipo de caixa possibilita que o médico veterinário avalie o gato dentro da própria caixa, sem a necessidade de tirá-lo e estressá-lo;
  • Use toalhas para tampar a caixa durante o transporte: isso evita o estresse durante o transporte e na espera para o atendimento veterinário;
  • Deixe o gato em jejum antes do transporte: isso evita náuseas e vômitos;
  • Prenda a caixa de transporte com cinto de segurança: para que ela não saia do lugar durante a viagem, o ideal é prender bem a caixa, pois o movimento da mesma pode aumentar o estresse do felino;
  • Acostume desde cedo: assim como grande parte dos animais, gatos filhotes são mais tranquilos e tendem a se acostumar mais facilmente com diferentes situações. Por isso, se possível, desde cedo apresente a caixa a eles.

Por fim, torne o momento do transporte agradável. Fale de maneira tranquila com seu amigo felino, não grite, evite música agitada e em alto volume, dirija devagar e cuidadosamente.

Ah, sempre vale lembrar que o transporte de animais em veículos é regulamentado pelo CTB, Código de Trânsito Brasileiro. O descumprimento das normas acarreta infração, além de somar riscos ao seu pet.

Aqui no Hospital Carinho de Bicho, temos o melhor para o seu felino, ambiente totalmente preparado para atendê-los com muito amor e carinho. Nossa unidades ficam no Vila Ema, Parque Industrial e São Dimas de São José dos Campos. Conte conosco 24 horas por dia!!

Photo by Mikhail Vasilyev on Unsplash

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes