Com certeza, você já ouviu alguém dizer que o leite de vaca faz mal aos cães e gatos. Mas será que essa informação é verdadeira ou apenas um mito? É isso que vamos revelar neste conteúdo.
Saiba se cães e gatos podem tomar leite!
O leite que nós, seres humanos, consumimos não deve ser fornecido aos cães e gatos. Para os pets, o único leite realmente nutritivo e seguro é o que eles recebem de suas mamães até o período de desmame. Depois disso, os bichinhos devem beber apenas água.
Ou seja, a informação de que cães e gatos não devem tomar leite é verdadeira e precisa ser seguida por todos os tutores responsáveis e que se preocupam com a saúde de seus animais de estimação.
Por que cães e gatos não devem tomar leite?
O leite de vaca, seja o de caixinha (UHT) ou o leite pasteurizado, quando consumido por cães e gatos, pode causar diarreia, vômito, flatulência, desconforto abdominal e cólicas. Nos filhotes, o resultado é ainda pior, já que o alto teor de lactose presente no leite pode até causar alergias alimentares, pois os pets também podem ser intolerantes à lactose.
Vale lembrar que o leite é importante apenas na fase inicial da vida do pet, quando eles ainda são filhotes. Mesmo assim, deve ser o leite da mãe ou o leite comercial substituto. Durante a fase adulta, o leite é totalmente dispensável.
Cães e gatos podem beber leite de soja?
Mesmo que essa variação seja benéfica para nós humanos, a recomendação é a mesma: evitar o leite industrializado para os pets. Isso também inclui o leite de coco, amêndoas e demais variações.
O ideal é consultar um veterinário para que ele recomende uma alimentação específica para as necessidades do seu animal. Dessa forma, a dieta será de acordo com a idade, o peso e a raça, permitindo que o pet tenha uma vida plena e saudável.
Em caso de dúvidas sobre quais alimentos você pode ou não oferecer ao seu cão ou gato, converse com um veterinário de confiança. Aqui, no Hospital Veterinário Carinho de Bicho, em São José dos Campos, temos profissionais experientes que podem te ajudar 24 Horas.
Foto de Emrah AYVALI no Pexels