Você sabia que algumas medicações podem causar intoxicação nos pets? Na verdade até mesmo medicamentos indicados para a espécie, em doses inadequadas, podem causar danos irreversíveis ao seu animal.
Quem é tutor de pet sabe como o coração aperta quando vemos eles passando mal ou com alguma dor. Em alguns momentos, a vontade de dar cuidado é tanta que nossas atitudes tendem a ser um pouco precipitadas. É nesse cenário que, muitas vezes, achamos que automedicar é a melhor solução, mas na verdade é muito perigoso.
Alguns remédios, que muitas vezes nos deixam melhores, podem causar um efeito contrário nos pets e, em alguns casos, provocar intoxicações, problemas renais, gastrites, úlceras, alergias e, em situações extremas, até a morte do nosso melhor amigo.
Consequências do uso de medicamentos indevidos
Em contato com o organismo do pet, um medicamento humano pode causar sérias intoxicações. Dentre as principais manifestações dessa intoxicação, estão:
- Vômito (com ou sem sangue)
- Salivação excessiva
- Febre
- Diarreia
- Convulsões e complicações neurológias
Ao notar esses sintomas, é extremamente necessário procurar um médico veterinário imediatamente!
Todo remédio humano é proibido para os pets?
Nem todo medicamento será tóxico para os animais. Apesar disso, a manipulação deles, assim como suas dosagens, são bem diferentes quando direcionado ao uso pet.
Mesmo os medicamentos de uso humano que podem ser indicados para os pets, só devem ser utilizados quando prescritos por um médico veterinário, isso porque tudo pode variar de acordo com a espécie, raça, tamanho, peso, dentre outros fatores. Os gatos, por exemplo, são mais intolerantes a medicamentos do que os cães. Por isso, a automedicação é proibida.
Existem inúmeros medicamentos desenvolvidos unicamente para o uso pet. Eles são produzidos com base em estudos, na dosagem correta, e seguem com suas especificações, portanto apresentam maior segurança, desde que sejam dados na dose indicada pelo profissional.
Alguns dos medicamentos que podem causar intoxicações em cães e gatos, são:
- Ácido acetil salicílico (Aspirina)
- Paracetamol (Tylenol®)
- Piroxican (Feldene®, Inflamene®)
- Diclofenaco sódico (Voltaren®)
- Diclofenaco potássico (Cataflam®)
- Piridium®
- Ibuprofeno
Meu pet ingeriu medicamento por acidente, o que fazer?
A gente sabe o quanto os bichinhos são curiosos, não é mesmo? Sobretudo os filhotes. Às vezes, procurando algo para brincar ou por qualquer outro motivo, nosso pet pode acabar ingerindo algum medicamento que não devia.
Nesse caso, é indispensável procurar a ajuda de um profissional em um Hospital veterinário de confiança, pois esse acidente pode causar danos sérios à saúde do seu animal. O ideal é que seja informado qual foi o remédio ingerido e a quantidade aproximada. Dessa forma, o médico tomará as medidas necessárias para realizar a desintoxicação.
E para isso, você pode contar com nossa equipe de profissionais com atendimentos de emergência 24 Horas, no Hospital Veterinário Carinho de Bicho, em São José dos Campos.
Foto de R + R Medicinals no Unsplash
Unidade Adhemar de Barros
(12) 3307-1658
Unidade Vila Ema
(12) 3937-5388
Unidade Parque Industrial
(12) 3937-5388