Adoção de cães e gatos: dicas para começar 2020 com um novo pet

Está pensando em começar o ano aumentando a família com um novo filho de quatro patas? Com certeza, um animal de estimação vai deixar o seu 2020 muito mais feliz e completo! 

Mas antes de partir para a adoção de um cachorro ou um gatinho, é importante se atentar a alguns detalhes, como, por exemplo, a preparação da sua casa para receber o bichinho e a adaptação da rotina da sua família. Confira as nossas dicas para adotar um pet com responsabilidade! 

A primeira regra é estar disposto a dar amor!

Os cachorros e gatos disponíveis para adoção estão à espera de um lar amoroso e confortável. Muitos deles já passaram por situações difíceis, principalmente aqueles que foram abandonados ou viveram na rua. Por isso, tenha sempre em mente que adotar um bichinho de estimação é uma decisão que exige amor, paciência e dedicação. 

Saiba que, depois de adotar um pet, você terá um companheiro fiel e carinhoso. Esteja preparado para retribuir todo esse afeto!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem mais de 20 milhões de cães e mais de 10 milhões de gatos abandonados, à espera de um novo lar. Por isso, a adoção é um ato de extrema importância. 

Existem muitas ONGs e entidades protetoras de animais que trabalham com o incentivo à adoção de pets no Brasil. O ideal é buscar uma dessas organizações para fazer uma adoção segura. Em geral, os animais dessas entidades já estão vacinados, castrados e em boas condições de saúde. 

Confira algumas dicas para fazer uma adoção consciente!

Avalie sua rotina e estilo de vida – Não adianta querer um animal de estimação se a sua rotina não permite que você cuide do pet. Por isso, antes de adotar, tenha certeza de que seu dia a dia poderá ser adaptado para receber o cão ou o gato. O animal não deve ficar o tempo todo sozinho e precisa de cuidados especiais, como banho, passeios, consultas com o veterinário, entre outras coisas. 

Despesas – Todo animal traz gastos. Você precisará incluir no seu orçamento despesas como ração, banho e tosa (no caso de cachorros), acessórios, casinha, gastos com consultas periódicas, vacinas e vermífugos.  

Animais idosos – Muitos cães e gatos disponíveis para adoção já apresentam uma idade avançada. Esteja aberto para receber animais com esse perfil. Eles precisam muito de carinho e cuidados. 

Escolha o porte certo do animal – Avalie o espaço físico disponível em sua casa e escolha o porte do animal a partir dessa informação. Se você vive em um apartamento pequeno, adote pets menores, que vão se adaptar melhor ao ambiente. 

Tenha em mente que a adoção de um animal de estimação não é algo que você possa simplesmente se arrepender de ter feito. Estamos falando de um ser vivo, que precisa e merece ser cuidado e tratado com amor. Por isso, faça uma adoção consciente!

Caso você tenha dúvidas sobre qual animal escolher, visite uma feira de adoção ou um abrigo. Com certeza, você vai encontrar um cachorrinho ou um bichano que tocará seu coração! Depois da adoção, traga seu melhor amigo para uma consulta no Hospital Veterinário Carinho de Bicho, em São José dos Campos. Aqui, poderemos realizar um completo check-up de saúde em seu pet!

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

Confira também outros artigos relacionados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes