Seu bichano já teve intoxicação alimentar ou causada por produtos químicos e tóxicos para animais? Às vezes, simples mudanças na alimentação, como a troca de ração ou a oferta de um petisco diferente, já são suficientes para causar problemas intestinais, vômito e outros sintomas desagradáveis para os pets.
Os gatos costumam ser bastante criteriosos com sua alimentação, ou seja, eles não ficam comendo tudo o que encontram pela frente, como acontece geralmente com os cães, por exemplo. Mesmo assim, os casos de intoxicação em gatos podem ocorrer e precisam ser tratados com máxima urgência.
Evitar este tipo de acontecimento é um dever dos tutores, que precisam ficar sempre atentos a cada sintoma ou comportamento do animal, a fim de manter sua qualidade de vida e saúde.
A intoxicação em gatos pode ser prevenida com dicas simples. Para ajudá-lo a entender melhor este problema de saúde, preparamos uma lista com cuidados importantes. Confira!
Como perceber que seu gato está com intoxicação?
A intoxicação é uma resposta do organismo à presença de substâncias estranhas. Por isso, ela pode acontecer caso o bichano coma ou beba algo diferente daquilo que está habituado ou caso tenha contato com algum produto tóxico. Essa reação do corpo tem sintomas bem característicos, como diarreia, agitação, excesso de salivação, vômito, entre outros sinais.
Caso perceba esse tipo de sintoma em seu peludo, é muito importante buscar a ajuda de um veterinário com urgência, para que o diagnóstico seja preciso e seguro e para que o melhor tratamento seja proposto. Confira agora os principais produtos e alimentos que podem causar intoxicação em gatos:
Alimentos – Vários alimentos típicos da alimentação humana podem causar intoxicação nos animais, como, por exemplo, uvas, cebola, carambola, alimentos embutidos, doces, entre outros. Nunca ofereça este tipo de alimento para seu bichano. A alimentação do pet deve ser feita com ração apropriada e petiscos próprios para gatos em ocasiões especiais.
Remédios – Tratar quadros de saúde animal com medicamentos humanos é um erro grave. Nunca dê paracetamol e outros remédios humanos para seu gato. Os medicamentos para pets têm dosagens e substâncias diferenciadas e só o veterinário pode fazer a prescrição correta.
Produtos de limpeza – Não deixe que seu gato tenha contato com produtos de limpeza doméstica. Detergentes, água sanitária, desinfetantes e outros líquidos de limpeza são tóxicos e muito perigosos para os pets.
Plantas – Fique atento ao seu jardim. Espécies como lírios, azaleias, copo de leite, bico de papagaio e comigo-ninguém-pode são tóxicas para gatos e também para cachorros.
Não tente receitas caseiras ou dicas de terceiros para tratar sintomas de intoxicação em gatos. A única pessoa preparada para lidar com esse tipo de situação é o veterinário de confiança. Se você notar que seu bichano teve contato com algum agente causador de intoxicação, procure imediatamente a equipe da Clínica Carinho de Bicho, em São José dos Campos. Nós temos a melhor infraestrutura e veterinários de plantão para atender o seu peludo com profissionalismo, carinho e segurança, com foco no bem-estar e na completa recuperação do seu pet!