O ciclo da vida é conhecido por todo ser vivo. Nós nascemos, crescemos, reproduzimos e morremos. E para os cães o processo não é diferente, quando chegam na terceira idade o corpo já não é o mesmo, acabam perdendo energia, força, fôlego e os problemas de saúde acabam aparecendo.
Por esse motivo, cães na terceira idade precisam de atenção redobrada. Quanto mais rápido o problema é diagnosticado mais as chances de curar. E muito mais tempo para viver ao seu lado.
Mas, para conhecer melhor os problemas trazidos com o passar dos anos, separamos quais são as “principais” doenças que atacam nossos melhores amigos nesta idade:
- Obesidade
- Câncer
- Problemas Dentais
- Catarata
- Problemas Cardíacos
- Problemas nas articulações/cartilagens
- Conclusão
1.Obesidade
Sendo uma das mais comuns, a obesidade, é difícil evitar. Apesar do pet comer da mesma maneira de quando era jovem, o cão não mantém a mesma disposição para brincar, correr, etc. Ou seja, seu cachorro não gasta toda a energia que ele consome.
Os donos(as) também têm culpa se um cachorro atingir a obesidade, mas muitas vezes não é proposital. O pensamento que vem é “meu cão está mais velho então vou sair e brincar menos com ele” e isso não está errado, um animal na terceira idade anda e brinca menos. Ele está mais cansado, mas também é preciso comer menos e quem dá o alimento para ele é o dono(a).
Como evitar? Para evitar esse tipo de doença, não pare de brincar com seu melhor amigo(a), continue brincando e fazendo atividades físicas com ele. Mas claro, sempre respeitando os limites do corpo que ele possui devido a idade avançada. Procure também trocar a ração, é preciso largar a adulto e migrar para a sênior, que é a ideal para cãezinhos idosos.
2.Câncer
Com o envelhecimento do cão, todo seu sistema fica enfraquecido, aumentando assim as chance de desenvolver células cancerígenas. Apesar da cura ser algo muito complexo, se diagnosticado com antecedência, as chances de recuperação são altas. Assim a vida do animal se estende e com saúde.
Para evitar o avanço ou até mesmo a aparição do câncer leve seu velinho(a) regularmente ao veterinário. Observe os seguintes sintomas:
- Perda de peso;
- Perda de apetite;
- Dificuldade em se alimentar;
- Inchaços;
- Feridas que não cicatrizam;
- Dificuldade em fazer suas necessidades;
- Exaustão fora do normal.
Procure urgentemente um veterinário!
3.Problemas Dentais
Os dentes são como cartilagens e até mesmo ossos, vão se desgastando durante o tempo, perdendo sua qualidade, firmeza e ficando com uma aparência mais amarelada. Os principais sintomas que mostram problemas dentais em um cãozinho idoso são:
- Diminuição na alimentação;
- Mau Hálito;
- Perda de peso – devido a má alimentação.
É muito importante ficar de olho na boca do seu cão. Problemas dentais quando diagnosticados com antecedência podem ser tratados tranquilamente.
4.Catarata
Assim como os humanos os olhos dos cães vão se desgastando e perdendo a “qualidade” com o tempo. A definição de catarata é “ A Catarata é uma opacidade parcial ou total do cristalino”, essa doença pode causar perda parcial e até total da visão. E acaba sendo muito “comum” em cães de mais idade.
Se você notar que seu pet está com os olhos mais esbranquiçados, leve urgentemente para o veterinário. A catarata se for diagnosticada cedo pode ser curada, existe uma cirurgia para “trocar” o cristalino ocular. Caso não seja possível a cirurgia – dependendo do grau da doença – cabe ao dono(a) ajudar o pequeno a se locomover. Para saber mais sobre os olhos do seu bichinho clique aqui.
5.Problemas Cardíacos
Coração é um órgão realmente muito complicado. Cães idosos possuem uma maior propensão a desenvolverem problemas cardíacos, principalmente nas válvulas que cuidam do sistema irrigatório.
Caso o animal esteja tendo os seguintes sintomas:
- Perda de peso;
- Cansaço fora do normal;
- Tosse;
- Língua arroxeada.
É hora de ir urgente a um veterinário – lembrando que, os sintomas podem vir de maneira separada, então qualquer um deles já é motivo para marcar uma consulta.
6.Problemas nas articulações/cartilagens
Estar em uma idade avançada com ossos fortes e movimentos perfeitos é uma tarefa quase impossível. Requer muito exercício e uma alimentação regrada. Para os cães essa tarefa é ainda mais difícil – principalmente se ele for de um porte grande como, por exemplo, um São Bernardo.
Evitá-la é impossível mas pode ser retardada com: exercícios regrados, respeitando sempre os limites do cão, e diagnósticos prematuros. Os sintomas da osteoartrite são:
- Lentidão/rigidez nos movimentos comuns (subir escada, levantar depois de deitado e até mesmo andar);
- Comportamento agressivo (sempre irritado e bravo);
- Perda de músculos.
Conclusão
Ter um cãozinho na terceira idade não é nada fácil, mas assim como nós um dia vamos precisar, é preciso ajudá-lo.
Ele te fez tão feliz em sua juventude com, brincadeiras, correndo, trazendo sempre a bolinha e te dando um amor incondicional, um amor que só os animais podem dar. Por isso ajude seu melhor amigo(a) a chegar no final da vida o mais saudável possível e que ele/ela possa descansar sabendo que fez o melhor para o seu/sua dono(a).
Fique por dentro das dicas sobre o mundo incrível dos animais. Siga-nos nas redes sociais
https://www.facebook.com/clinicacarinhodebicho/
Instagram: @carinhodebichohospital